Enem: ondulatória e ecologia estão entre os temas mais comuns; veja lista


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cada vez mais tem cobrado conteúdo seguindo a tendência de vestibulares mais tradicionais, como a Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo.

Os professores do Sistema de Ensino Poliedro analisaram as provas de 2009 a 2015 e identificaram os temas de maior incidência. Confira nos vídeos o resultado do levantamento:

BIOLOGIA

Na prova de ciências da natureza, a maior incidência é para questões que envolvem biologia. Dentro dessa área, o professor LG destaca os seguintes pontos: 
- ecologia e meio ambiente;
- hereditariedade envolvendo questões de genética;
- identidade dos seres vivos;
- hormônios e imunologia em fisiologia;
- teorias evolucionistas;
- qualidade de vida envolvendo questões sobre drogas, doenças e hormônios femininos.

FÍSICA

O principal tema é ondulatória, seguido por cinemática e dinâmica, de acordo com o levantamento. “Lembrando que cinemática envolve movimento, espaço e velocidade e dinâmica, força e energia. As questões de energia são muito populares”, explica o professor Francisco Pequê.

Outros assuntos como análise e estudo de circuitos elétricos e gravitação também apareceram nas últimas provas, porém, com menor incidência.

MATEMÁTICA

De acordo com o professor Miola, 40% da prova de matemática do Enem tem problemas de porcentagem, juros e grandezas, que aparecem relacionados com o cotidiano. 

O segundo tema, por ordem de importância, é geometria, com cálculo de área simples e volume simples.

Na sequência, aparecem temas como combinatória, probabilidade e estatística. Funções e geometria analítica estão em último lugar na disciplina.

CIÊNCIAS HUMANAS

Segundo a análise do Poliedro, na prova de ciências humanas, a maior incidência (30%) é sobre questões que envolvam formas de organização social, movimentos sociais e ação do estado. Na sequência (26%) estão as questões sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade.

O eixo de história do Enem é parecido com o dos grandes vestibulares, segundo o professor Rodolfo Neves. Em história do Brasil, ele destaca temas como Brasil Colônia, Proclamação da República, primeiro e segundo Império. Em história geral, ele sugere que os alunos fiquem atentos aos temas como democracia e república romana.

Ainda, no campo das ciências humanas, Neves lembra que o Enem adora atualidades, o que exige que o aluno saiba relacionar o que ocorre hoje com o passado.

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Em filosofia, o Enem pode abordar os três filósofos clássicos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Em sociologia, o eixo é menor, mas é necessário entender as áreas de estudo de Comte, Durkheim, Weber e Marx.

LINGUAGENS

O Enem não costuma cobrar conhecimento específico de gramática. As questões das provas de linguagens são baseadas em interpretação de texto.

QUÍMICA

Segundo análise do Poliedro, a prova de química do Enem não tem um assunto predominante. Os temas aparecem como relações químicas, compostos de carbono, transformações de energia, materiais e suas propriedades, entre outros, aparecem quase na mesma quantidade.

Enem: ondulatória e ecologia estão entre os temas mais comuns; veja lista Enem: ondulatória e ecologia estão entre os temas mais comuns; veja lista Reviewed by Ricardo Adriano on outubro 22, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste