• Notícias de Última Hora

    quinta-feira, 20 de outubro de 2016

    Gustavo Carvalho externa preocupação com abastecimento de água no RN

    A seca que aflige a população do Rio Grande do Norte voltou a ser tema de pronunciamento na Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira (20) o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) externou a sua preocupação com o abastecimento de água nos municípios do Alto Oeste potiguar e cobrou providências do Governo do Estado.
    “Os mananciais do Estado estão se exaurindo e agora os poços tubulares também começam a secar. A preocupação com o abastecimento deixa de ser apenas com a pecuária e passa a ser também com a população dos municípios que estão vivendo esse momento de angústia. Fala-se que em 40 dias algumas regiões vão estar desabastecidas e em calamidade”, disse Gustavo.
    O parlamentar citou como exemplo a situação da cidade de Marcelino Vieira, no Alto Oeste. “Ontem todas as caixas d’água que atendem o município estavam secas. Não havia água em local nenhum. Hoje, a única coisa que nos abrande é a expectativa de um inverno regular em 2017, conforme divulgado pela Emparn”, relatou.
    Gustavo comentou ainda a destinação por parte do Governo Federal de recursos na ordem de R$ 4,5 milhões para investimento em ações hídricas no RN e sugeriu ao Executivo estadual a criação de uma comissão permanente envolvendo a Defesa Civil e o Gabinete Civil para estudar soluções emergenciais para o abastecimento de água no Estado.
    “É necessária a permanente mobilização e priorização no abastecimento de água no Rio Grande do norte, sobretudo no Alto Oeste potiguar. Sei que todas as demais regiões estão sofridas, mas no Alto Oeste a situação é de calamidade completa. O Governo do Estado precisa buscar uma suplementação de recursos ou remanejamento orçamentário”, concluiu Gustavo Carvalho.
    O deputado Galeno Torquato (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Água na Casa Legislativa, se somou ao pronunciamento e destacou as reuniões que participou durante a semana com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Marcelo Toscano, e com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, para reforçar a necessidade de alternativas e ações hídricas para os municípios do Alto Oeste potiguar.
    Portal Assembleia Legislativa do RN

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture