• Notícias de Última Hora

    terça-feira, 22 de novembro de 2016

    Liturgia da Palavra de hoje (22)

    Primeira Leitura (Ap 14,14-19)
    Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
    Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15Saiu do Templo outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada.18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.

    Responsório (Sl 95)
    — O Senhor vem julgar nossa terra.
    — O Senhor vem julgar nossa terra.
    — Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.
    — O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.
    — Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

    Evangelho (Lc 21,5-11)
    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
    — Glória a vós, Senhor.

    Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente!9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

    — Palavra da Salvação.
    — Glória a vós, Senhor.

    Homilia
    A tendência do ser humano de ser enganado é muito grande, e a tendência de nos iludirmos é maior ainda. Isso acontece no aspecto geral da vida, pois somos iludidos e enganados com compras, com roupas e tudo aquilo que estão nos oferecendo por aí.
    Existe a tal da propaganda, que exerce um poder de sedução, que seduz a alma, o coração e, sobretudo, a vontade, colocando as pessoas reféns daquilo que está sendo propagado, divulgado e falado.
    Chamo atenção para que nos vigiemos, para que cuidemos do nosso coração, a fim de que não sejamos levados, enganados e iludidos por isso.
    Nossas crianças são as primeiras vítimas do mundo da propaganda. Por que são vítimas? Colocamos nossas crianças em frente à televisão, para que ela comande o coração, a mente, o cérebro e a vontade delas. Elas ficam o tempo inteiro ouvindo o que é para propagar, o que se propaga, o que se fala. É óbvio que a criança que passou a manhã toda em frente à televisão, fica com vontade de fazer o que foi propagado ali: coisas boas, coisas ruins, sobretudo porque há uma propaganda por trás de filmes, desenhos, comerciais que todos nós conhecemos.
    As crianças são seduzidas e nós adultos também! Desde o creme de cabelo até aquilo que comemos, bebemos e fazemos é levado pela propaganda que o mundo nos apresenta. Muitas vezes, temos uma atitude passiva diante delas. No mundo religioso não é diferente, descobriram o segredo e o poder que a propaganda tem para propagar, sobretudo, para seduzir, enganar e assim por diante. Por isso, as pessoas seguem filosofias, religiões, vão atrás daquele que fala bonito, que tem, muitas vezes, pânico, pavor, medo, aqueles que choram. Enfim, vemos o quanto as pessoas são iludidas e seduzidas por sofismas, falsos discursos que carecem de elementos reais.
    Jesus está dizendo isso a mim e a você: “Cuidado! Porque muitos vêm em meu nome, falam em meu nome, falam por mim, mas não são os meus. São ilusões e enganos”.
    Desde que mundo é mundo, desde que Deus se foi para o céu, em todos os séculos, em todas as épocas e, acho que não existiu nenhuma década da humanidade que não surgiram profetas,  pregadores, pessoas que arrebanham e levam outras atrás de si, iludindo-as, enganando, pegando a carência que há no coração humano e preenchendo com fantasias, inclusive, a respeito do Reino de Deus.
    Precisamos, de fato, formar seres humanos que sejam maduros na fé, mas que sejam prevenidos e preparados para saber lidar com as propagandas enganosas, seja do mundo sedutor ou da religião sedutora, porque a Palavra de Deus não foi enviada para nos iludir nem enganar, mas para gerar confiança. Por isso, precisamos ter cuidado até mesmo com os pregadores no meio de nós, que semeiam medo e, muitas vezes, pavor nos nossos corações.
    A Palavra de Deus é para nos tornar íntimos de Cristo, com fé e confiança, sem  medo nem sem pavor, porque é Cristo quem conduz a nossa vida.
    Deus abençoe você!

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture