Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos)


Já pensou se existisse uma reserva de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por dois séculos e meio? Pois acredite: ela já existe. E fica no Brasil – mais precisamente na região da Amazônia.
Batizado de SAGA (Sistema Aquífero Grande Amazônia), ele foi descoberto por pesquisadores da Universidade Federal do Pará e possui 162.520 km³, que abrigam de forma subterrânea mais de 150 quatrilhões (!) de litros de água.
Para ter uma ideia do tamanho gigantesco que tem, o aquífero Guarani, que era considerado o maior do mundo antes da descoberta do SAGA, possui 39 mil km³. Ou seja, é mais de quatro vezes menor.
Então, o problema da falta de água no mundo está resolvido com o SAGA? Infelizmente não. Isso porque, segundo os pesquisadores, apenas para transportar o recurso para outras partes do Brasil já seriam necessárias “obras faraônicas”. Imagine para o resto do mundo…
Enquanto a ciência e a tecnologia não inventam uma maneira de usar essa água, ela segue sendo utilizada apenas para abastecer as cidades do Vale Amazônico, como Manaus e Santarém. Mas fica a reflexão: será que se tivéssemos tanta água a nosso dispor, saberíamos usá-la com consciência ou o desperdício rolaria solto?
Por 
Em Ambiente
The Grrenest Post
Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos) Maior aquífero do mundo fica no Brasil (e é capaz de fornecer água para todo o planeta por 250 anos) Reviewed by Ricardo Adriano on novembro 11, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste