Liturgia da Palavra de hoje (17)

Primeira Leitura (Gn 49,2.8-10)
Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 2Jacó chamou seus filhos e disse: “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?
10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Mt 1,1-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze. 

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
Começamos o tempo de preparação, bem próximo ao Natal do Senhor! Daqui a uma semana, já vamos celebrar o nascimento de Jesus. Nesta semana, queremos nos deter nos acontecimentos principais que giraram em torno do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Começamos essa preparação lendo a genealogia de Jesus Cristo, conhecendo os Seus antepassados, conhecendo as gerações anteriores. Sabendo que Jesus Cristo é filho de Davi, mas, acima de tudo, filho de Abraão.
Abraão é o patriarca que foi chamado de “Ur na Caldeia”, levado à uma terra prometida por Deus, que prometeu dar a ele uma descendência tão numerosa quanto as estrelas que há no céu, e que, da sua descendência, nasceria o Salvador da humanidade. Cristo é o cumprimento dessas profecias, passaram-se tantas gerações até que se chegasse a Jesus.
Quando olho essa lista de nomes, alguns são até difíceis de pronunciar, mas cada um representa uma vida, uma história; cada nome marca a história do Cristo Jesus, são os antepassados d’Ele. Como a Palavra de Deus faz uma menção honrosa aos antepassados do Cristo Jesus!
Sabe por quê? Nós também precisamos olhar, com muito carinho, muito cuidado e amor para a nossa própria história, pois esta não começa com nosso nascimento, não com o dia em que nascemos, que viemos a este mundo. A nossa história começa com os nossos antepassados. Como tem importância para mim a história do meu pai, da minha mãe, dos meus avós! São quatro avós, mas se olharmos, há os bisavós, tataravós… De onde viemos, quantos nos precederam nessa história e deixaram marcas na nossa vida, no nosso temperamento, no nosso caráter, no nosso jeito de ser, na saúde e nas enfermidades!
Somos a continuação de uma história, somos únicos para Deus! Não existiu outro padre Roger na história, nem existirá depois, mas eu sou a continuação de uma história que lá começou.
Quanto mais eu conheço minha história, quando mais me aprofundo nela, mais Deus pode curar a minha própria vida. Por isso, quando eu conheço meus antepassados, entro na minha própria história de vida.
Eu olho os antepassados de Jesus e vejo que há de tudo: homens santos, virtuosos e bondosos, mas também homens que cometeram pecados graves; há prostitutas, adúlteros e tantos outros. Cristo não ignorou nenhum deles. O evangelista fez questão de mencionar todos eles, e estão todos aqui marcados.
Não podemos ter vergonha da nossa história, não precisamos escondê-la. Precisamos reconhecer, cada vez mais, a nossa própria história, precisamos conhecer de onde viemos para entender melhor para onde iremos, e o que estamos vivendo no momento.
Jesus Cristo nasceu para curar a história da humanidade, e Ele quer curar a nossa humanidade, quer curar a história de todos nós, desde que tenhamos abertura para acolhê-Lo como nosso Salvador e permitir que conosco Ele repasse nossa história, assim como Ele repassou Sua própria história de vida, para que a cura de Deus fosse plena em nós.
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo
Liturgia da Palavra de hoje (17) Liturgia da Palavra de hoje (17) Reviewed by Ricardo Adriano on dezembro 17, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste