• Notícias de Última Hora

    sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

    Liturgia da Palavra de hoje (9)

    Primeira Leitura (Is 48,17-19)
    Leitura do Livro do Profeta Isaías.
    17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.

    Responsório (Sl 1)
    — Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
    — Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
    — Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
    — Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
    — Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispensada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

    Evangelho (Mt 11,16-19)
    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
    — Glória a vós, Senhor.
    Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
    18Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

    — Palavra da Salvação.
    — Glória a vós, Senhor.

    Homilia
    Permitamos que o Senhor Nosso Deus nos conduza pela mão, porque, quando O deixamos nos conduzir, Ele nos ensina a viver, ensina-nos coisas úteis para nossa vida e aponta a direção por onde devemos andar. A direção e o caminho por onde devemos seguir são os mandamentos da Lei do Senhor Nosso Deus! Por isso, Ele está lamentando: “Ah, se tivesses observado os meus mandamentos!” (Isaías 48,18). Ah, se não nos esquecêssemos dos mandamentos da Lei do Senhor Nosso Deus e nos esforçássemos, de todo nosso coração, para colocá-los em prática!
    Hoje, você está vendo, no Evangelho, a falta de sabedoria, por isso Jesus está chamando à atenção, porque aquela geração é como crianças que estão numa praça e alguém que as toca, faz algo para chamar a atenção delas, mas para elas tanto faz, tanto fez; simplesmente levam a vida como estão levando, da mesma maneira.
    Da mesma forma é quem ouve a Palavra de Deus, mas não dá importância para ela, não se deixa moldar, ser conduzido e formado por ela. A Palavra de Deus forma nossa vida e nosso coração, ela orienta todo o nosso ser! Por isso, devemos buscar essa sabedoria que vem do Alto e não podemos nos comportar com indiferença em relação à Palavra de Deus.
    Vamos à igreja, participamos da comunidade, escutamos a Palavra, mas temos permitido que ela transforme nossa vida, que toque nosso coração, ou estamos sendo movidos pela insensibilidade?
    Quando alguém se torna insensível, para ela tanto faz tanto fez. Você conhece, por exemplo, pessoas que perdem a sensibilidade para com elementos como o fogo? Elas colocam a mão no fogo e não se queimam, jogam água nela e não sente o frescor da água; elas perderam a sensibilidade. Porém, mais duro do que perdermos a sensibilidade da alma e do coração é nos comportarmos como se, de fato, não déssemos a devida atenção para Deus e Suas coisas.
    Permita que a Palavra de Deus faça diferença na sua vida e no seu coração. Permita não só que escutemos essa Palavra, mas que tenhamos atenção, dedicação e aplicação no que aprendemos aqui, e coloquemos em prática na nossa vida!
    Deus abençoe você!

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture