Liturgia da Palavra de hoje (1)

Primeira Leitura (Nm 6,22-27)
Leitura do Livro dos Números.
22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23'Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz! 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei'.



- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 66)

—  Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção. 
—  Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção. 

 Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

 Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retido, e guiais, em toda a terra, as nações.

 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!


Segunda Leitura (Gl 4,4-7)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! 7Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 2,16-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo: 16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ou viram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia 
Hoje é o primeiro dia de um novo ano, é como se fosse o primeiro dia de nossas vidas, afinal de contas, deveríamos considerar assim cada dia que temos.
Iniciando o novo ano, nascem novas expectativas e novos anseios, mas é bom lembrar que somos a mesma pessoa. Carregamos em nós o peso das dificuldades, dos problemas, das situações que não resolvemos, mas isso não pode tirar nossa fé e nossa esperança. Pelo contrário, temos de nos revestir muito mais de fé, esperança e confiança, porque os dias podem mudar, mas quem de fato muda a nossa vida é a nossa disposição de viver a fé e a vida iluminada por ela, conduzindo os nossos passos.
No primeiro dia do ano, Deus nos dá a graça de celebrarmos Santa Maria, a Mãe de Jesus, porque uma nova humanidade começou com Maria, a nova humanidade começou no ventre dela, a nova humanidade começou com o novo Adão, que é Cristo Jesus Nosso Senhor.
O ventre de Maria é o novo paraíso, no qual a humanidade é renascida, recriada e convidada a viver uma nova dimensão, uma nova criação. Eu e você precisamos nos inserir nessa realidade, precisamos abraçar Cristo como nosso Salvador, porque Ele faz nova todas as coisas!
Não podemos encarar a vida como encarávamos antes, quando vivíamos na ignorância e não conhecíamos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quando Jesus se encarnou no ventre de Maria, a própria vida dela assumiu outra dimensão, a eternidade entrou nela e trouxe a eternidade de Deus para o nosso meio.
Tudo em Maria se recomeça, se refaz e recria. Quando olhamos para Nossa Senhora, ela nos dá a esperança de um novo que nasce dentro de nós. O nosso interior é renovado e transformado, porque ela é a primeira nova criatura feita por Deus.
Queremos olhar para ela e pedir: “Maria, ensine-nos, ajude-nos e oriente-nos; encaminhe-nos e eduque-nos para que assim também sejamos novas criaturas. Queremos pedir a sua intercessão pelo novo ano que está chegando, para que tenhamos ânimo e coragem, para que tenhamos realmente fé para transformar o mundo, sobretudo, este mundo que é o nosso coração, a nossa vida e o nosso interior!”.
Queremos olhar para ti, Mãe de Deus, Senhora nossa, e consagrarmos nossa vida ao seu coração, consagrarmos este novo ano à sua proteção e suplicarmos sua intercessão. Mãe de Deus e nossa, vinde em nosso socorro, em nosso auxílio. Ajudai-nos a viver e caminhar na graça de Deus, semeando e promovendo paz, promovendo a graça e a justiça de Deus onde quer que nos encontremos. Que o Senhor lhe conceda um ano novo muito abençoado.
Deus abençoe você!
Liturgia da Palavra de hoje (1) Liturgia da Palavra de hoje (1) Reviewed by Ricardo Adriano on janeiro 01, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste