Liturgia da Palavra de hoje (3)

Primeira Leitura (1Jo 2,29–3,6)
Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado, comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 97)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, nosso Rei!

Evangelho (Jo 1,29-34)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária

Precisamos apontar para Jesus e saber que Ele é o Cordeiro de Deus que vence os pecados no mundo

“João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’” (João 1, 29).
João, com toda sabedoria e docilidade a Deus, sabia que era o mensageiro da vontade do Senhor, ele sabia que estava ali para preparar os caminhos para que o Senhor pudesse passar. João apontou, viu e reconheceu quem era Jesus, o Messias, que Ele era o Cordeiro de Deus, Aquele que veio para nos salvar, resgatar-nos e tirar das garras e do domínio do pecado.
Duas coisas são importantes daquilo que João está nos dizendo. Primeiro, Ele é o Cordeiro de Deus, uma simbologia bonita, rica em significados, porque os judeus sacrificavam muitos cordeiros. Em cada Páscoa, imolavam aquele cordeiro em reparação aos seus pecados, mas eram sacrifícios humanos. A intenção do coração sacrificava animais, mas não era aquilo que tirava e reparava o pecado.
O cordeiro que vai ser imolado e sacrificado por causa de nós é o próprio Deus, que envia Seu filho. É o próprio Deus que toma a iniciativa e nos dá Seu filho, Ele se imola por nós, sacrifica-se por nós para nos libertar da tirania e da escravidão do pecado.
Outro elemento que devemos prestar bastante atenção: é Ele quem tira o pecado do mundo. O mundo é muito vasto, há uma imensidão de pecados por todo lugar, mas o primeiro mundo para o qual precisamos olhar é o nosso mundo interior, nosso coração, nossa vida. Vamos perceber que dentro de nós há muitos pecados a serem vencidos, dominados, há muitos pecados a serem eliminados e combatidos dentro do nosso próprio interior.
Não podemos desistir nem desanimar diante da força do pecado que rodeia nossa vida e o mundo em que vivemos. Precisamos apontar para Jesus e saber que Ele é o Cordeiro de Deus, que vence o pecado no mundo.
As pessoas estão em busca de soluções, de caminhos para trilhar, para resolver suas vidas, dificuldades e assim por diante. Precisamos olhar para Jesus, fixar n’Ele o olhar, precisamos até, como coisa emergencial na nossa vida, vencer o pecado que nos rodeia, que está ao nosso lado e, inclusive, é o pecado que não nos permite enxergar o próprio mal que há em nós.
Jesus é luz, força e vitória contra o mal e o pecado! Rendemo-nos a Ele e Ele mesmo proclama a vitória em nossa vida.
Deus abençoe você!
Liturgia da Palavra de hoje (3) Liturgia da Palavra de hoje (3) Reviewed by Ricardo Adriano on janeiro 03, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste