Eclipse solar deste domingo criará "anel de fogo" visível durante o dia: confira horário - Sociedade Ativa

Novidades

Post Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Eclipse solar deste domingo criará "anel de fogo" visível durante o dia: confira horário


Reserve um tempinho do seu carnaval, mais especificamente entre 9h40 e 13h40 (horário de Brasília), no domingo (26), para observar um fenômeno celeste incrível: o eclipse solar.
Ele acontece quando a Lua “desfila” entre o Sol e a Terra, bloqueando totalmente (ou pelo menos boa parte) a luz da estrela sobre o nosso planeta.
Assim, quando você olhar para o céu nesse período, verá que a Lua estará tapando o Sol, ficando envolta pela luz solar.

Onde será possível ver o eclipse?


Com exceção da região Norte, todas as demais regiões do Brasil poderão ver o eclipse. Na verdade, nenhum país do hemisfério norte (Estados Unidos, Europa, Rússia etc) conseguirá ver o fenômeno, por conta da posição do satélite em relação à Terra.
Quanto mais ao sul, maior o percentual de bloqueio do Sol – tanto que na região considerada como extremo sul, que passa por Chile, Argentina, um pedaço da região Sul do Brasil e se estende até o sul da África, as pessoas poderão ver o eclipse anular, que acontece quando a Lua deixa apenas uma espécie de anel de fogo visível durante o fenômeno.

Como assistir ao eclipse: cuidados necessários


Antes de tudo, é preciso saber que não é recomendado olhar diretamente para o eclipse, porque pode comprometer a visão ou até cegar.
Recomenda-se comprar uma proteção apropriada, como máscara de solda, segundo a Nasa, que bloqueia os raios do Sol e permite visualizar uma quantidade considerada ‘confortável’ para observar o fenômeno.
Também é possível observar o fenômeno com óculos especiais que bloqueiam raios ultravioletas.
Para ver o eclipse, é preciso que o tempo colabore. Se estiver muito nublado na sua cidade, por exemplo, você terá mínimas chances de contemplar o fenômeno. O ideal é que a temperatura esteja clara e ensolarada pela manhã.

Nenhum comentário:

Post Down Ad