• Notícias de Última Hora

    sábado, 4 de fevereiro de 2017

    Liturgia da Palavra de hoje (4) - Vídeo da homilia

    Primeira Leitura (Hb 13,15-17.20-21)
    Leitura da Carta aos Hebreus.
    Irmãos, 15por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor; isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus.
    17Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós.
    20O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.

    Responsório (Sl 22)
    — O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
    — O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
    — O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
    — Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
    — Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
    — Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

    Evangelho (Mc 6,30-34)
    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
    — Glória a vós, Senhor.
    Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
    34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

    — Palavra da Salvação.
    — Glória a vós, Senhor.

    Homilia
    Hoje, olhamos para Jesus o bom Pastor, o bom Mestre. E o que fazem um bom pastor e um bom mestre? Primeiro, o bom pastor preocupa-se com suas ovelhas, tem compaixão delas, ele vê o sofrimento, o abatimento, vê tudo aquilo que a ovelha está passando, sofrendo e vivendo. O bom pastor não deixa sua ovelha largada; pelo contrário, ele congrega, reúne, traz para junto de si e cuida.
    A forma de cuidar da ovelha é ensiná-la por onde deve caminhar, para que não se perca, porque se ela está toda machucada, toda suja, se está do jeito em que está, é porque está andando por pastagens erradas. E com toda misericórdia e sabedoria, com toda unção divina, o pastor reconduz a ovelha para que ela não se perca.
    Precisamos ter um coração como o de Jesus, o bom Pastor, precisamos nos compadecer de tantos que estão distantes do amor de Deus. Há tantas ovelhas feridas, machucadas e perdidas, e precisamos trazê-las para junto de Deus!
    A Igreja precisa ser assim, porque ela é o redil de Jesus, precisa congregar; e mesmo que ela esteja cheia, a preocupação não é por ela estar cheia, mas com as ovelhas que estão perdidas, longe e distante; estão mais feridas e mais machucadas. Precisamos desdobrar nossa atenção para com elas.
    Precisamos aprender a ser ovelhas! Primeiro, não perdermos a direção, precisamos ser conduzidos por Jesus o nosso bom Pastor, deixar que Ele ensine o nosso coração.
    A ovelha mansa, por mais ferida, machucada e calamitosa que esteja, a situação no seu coração não desanima jamais, ela busca o seu refúgio no coração de Jesus, o bom Pastor.
    O que o bom Pastor faz? Traz essa ovelha para junto de si e a ensina, por isso é importante escutar, sermos formados pela Palavra, pelos ensinamentos da Igreja, ensinamentos de Jesus. Porque toda pregação, todo ensino que vem do coração de Jesus é cura, direção, luz para nossa vida e para tudo aquilo que somos!
    Deixemo-nos guiar por Jesus, deixemos que ele cuide de todos nós.

    Deus abençoe você!

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture