Historiador Kyldemir Dantas, lança cordel em homenagem as mulheres mossoroenses que marcaram época

O pesquisador, historiador, e cordelista Kyldemir Dantas, lançou neste fim de semana o cordel “Mulheres mossoroenses na (minha) história.
A obra, o vigésimo nono volume da Editora Cordel, tem um formato diferenciado para a literatura de cordel, e tem como conteúdo o destaque para mulheres que marcaram época na história de Mossoró e do autor.
“Resolvi fazer uma homenagem às mulheres no Dia Internacional da Mulher com publicações no Facebook e o trabalho foi ganhando uma proporção maior. Além dos nomes que marcaram a história de Mossoró passei a integrar mulheres da vida contemporânea, que fazem parte da minha vida de alguma forma, e resolvi transformar em cordel”, destaca o autor.
Kyldemir abordou a participação da mulher em momentos importantes da história de Mossoró e do País. Momentos como o Motim das Mulheres, Auto da Liberdade, a resistência de Mossoró ao bando de Lampião evidenciaram nomes como os de Celina Guimarães, Ana Floriano, Amélia Galvão, Carminda e Sinhá Rosa.
Fatos importantes como o primeiro voto feminino e eleições da primeira prefeita, e primeira  deputada estadual, também são destaques no cordel.
Da era contemporânea, Kyldemir evidenciou nomes importantes da recente história de Mossoró como a atriz Tony Silva, a colunista Ivonete de Paula, Lúcia Escóssia e a poetisa Vanda Jacinta.
Paraibano, mas com umasforte ligação com Mossoró, Kyldemir reside atualmente na Paraíba, mas mantém fortes laços com a cidade.
“É um livreto que marca minha trajetória em Mossoró. Na última semana completei 30 anos de ligação com a cidade, e mesmo não morando mais aqui, tenho vários projetos em andamento e continuarei vivenciando a cidade”, destaca.
Entre os projetos do escritor encontra-se um levantamento sobre a história do cinema em Mossoró que deverá ser lançado no próximo ano, marcando os 110 anos da atividade no município.
Portal O Mossoroense (Márcio Costa)
Historiador Kyldemir Dantas, lança cordel em homenagem as mulheres mossoroenses que marcaram época Historiador Kyldemir Dantas, lança cordel em homenagem as mulheres mossoroenses que marcaram época Reviewed by Ricardo Adriano on abril 11, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste