OBVIO registra 24 homicídios neste Fim de Semana

O OBVIO – Observatório da Violência Letal Intencional do RN, apresenta uma nova atualização de CVLIs, no período compreendido entre 1 de janeiro a 02 de abril de 2017 comparado ao mesmo período dos anos de 2015 e 2016.

O RN contabiliza mais um fim de semana violento. No cômputo geral, até o fim da noite de ontem (02/04/2017) foram 622 CVLIs no RN. Os dados apontam para um aumento de 28,78% em relação a 2016. Os dados absolutos demonstram 139 mortes violentas a mais que no ano passado no mesmo período. Em 2016, até o mesmo período, foram 483 CVLIs, contra 423 em 2015.



Nos locais onde ocorreram os CVLIS neste último final de semana, tivemos: 11 em vias públicas (46%);  4 hospitais e prontos socorros (17%); 2 em terrenos baldios, 2 dentro de residências e 2 dentro de veículos (8% em cada); uma ocorrência em (cada) bares e festas, equipamentos públicos e estradas carroçáveis (4% cada).
 

A dinâmica da violência elenca fatores que têm levado a concentração de CVLI no Leste Potiguar já foram amplamente divulgados por este Observatório em diversos relatórios, que desta feita foi responsável por 42% dos homicídios do final de semana (10 do total), seguida pelo Oeste Potiguar com 9 ocorrências (37% do total). A região Agreste Potiguar, teve 4 ocorrências (17%) e a região Central Potiguar teve 1 CVLI (4%), região que há muito não computava nenhum CVLI.


Mossoró, Natal e municípios da Região Metropolitana capitanearam quase que absolutamente a violência homicida nesse final de semana. Mossoró segue no topo com 6 CVLIs, seguido de Natal com 4, São Gonçalo do Amarante com 3 e Vera Cruz com 2 ocorrências.  Municípios que registraram 1 CVLI cada foram: Assú, Baraúna, Canguaretama, Martins, Parnamirim, São Paulo do Potengi, São Vicente e Nova Cruz.
Os dias mais violentos foram, respectivamente, Sábado, com 12 ocorrências (57% do total), seguidos pelo Domingo com 8 CVLIs (24% do total) e pela Sexta-feira com 4 CVLIs (19% do total). 
 

Quanto aos instrumentos letais utilizados para a execução dos CVLIs, o uso de arma de fogo mantêm a predominância com 92% dos casos (22 do total), Também houveram 02 mortes violentas com uso de arma branca (8% do total).

Quanto aos horários em que ocorreram os CVLIs neste FDS, o horário da noite foi novamente o de maior ocorrências, com 12 CVLIs, seguido da madrugada com 6 CVLIs, da tarde com 5CVLIs e da manhã com 1 CVLI.



Reiteramos que o OBVIO Utiliza a sigla CVLI para as Condutas Violentas Letais Intencionais que reúnem todo espectro da ação humana que visa a atingir fisicamente a outro, produzindo morte como resultado final imediato ou posterior em decorrência da natureza do ferimento causado, em virtude de ação e/ou omissão. O conceito que adotam se adapta à legislação sem prejulgar ninguém, muito menos causar prejuízo na aferição dos números da violência letal intencional, sendo incluídos todos os crimes e condutas análogas que tenham sido cometidas sob esse entendimento. 


OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA LETAL INTENCIONAL DO RN
OBVIO registra 24 homicídios neste Fim de Semana OBVIO registra 24 homicídios neste Fim de Semana Reviewed by Ricardo Adriano on abril 03, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste