Osmar Terra defende política mais eficaz de enfrentamento às drogas

Foto: Patrick Grosner/MDSA
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, foi um dos palestrantes da décima sexta Jornada Sul-Brasileira de Psiquiatria, nesta sexta-feira (7), em Porto Alegre (RS). Ele apresentou dados científicos que reforçam a necessidade de modificação na política sobre drogas no Brasil.
Para o ministro, o país vive uma epidemia causada pela dependência química. Segundo dados do INSS, o número de pessoas que recebem o auxílio-doença devido à dependência química a mais de uma substância psicoativa, como cocaína, crack e LSD, já é maior que o número de auxílios pagos devido ao alcoolismo, por exemplo.
Terra destacou ainda que as drogas são responsáveis pela geração de violência e pelo aumento da pobreza. “A questão da pobreza e da miséria está muito vinculada ao aumento do número de pessoas com dependência química. Não existe nenhum exemplo na história humana que a flexibilização ou legalização de mais drogas para consumo tenha melhorado a situação de um país. A política de liberação de drogas é antissocial, contra os pobres e a sociedade”.
Segundo o ministro, o país precisa evitar o avanço da degradação social com uma política mais eficaz de enfrentamento às drogas. “Precisamos ter uma legislação mais firme, mais rigorosa em relação a isso e ter condições de executá-la. Temos que ter lei para que haja uma diminuição do número de dependentes, da oferta de drogas nas ruas e do número de jovens que ficam dependentes. Queremos que os jovens tenham uma vida produtiva, uma vida familiar feliz que a droga não deixa ter”.
O presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Antônio Geraldo da Silva, destacou que é preciso enfrentar o discurso que prega a liberação das drogas. De acordo com ele, as evidências científicas demonstram que onde isso aconteceu a violência e os problemas sociais aumentaram, além de provocar uma epidemia de doenças psiquiátricas.
Portal MDS
Osmar Terra defende política mais eficaz de enfrentamento às drogas Osmar Terra defende política mais eficaz de enfrentamento às drogas Reviewed by Ricardo Adriano on abril 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste