• Notícias de Última Hora

    quinta-feira, 4 de maio de 2017

    Liturgia da Palavra de hoje (4)

    Primeira Leitura (At 8,26-40)

    Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.
    28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”
    31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém o explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.
    34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”
    38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.

    Responsório (Sl 65)

    — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
    — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

    — Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
    — Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
    — Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

    Evangelho (Jo 6,44-51)

    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
    — Glória a vós, Senhor.

    Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
    48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

    — Palavra da Salvação.
    — Glória a vós, Senhor.

    Homilia
    Uma das passagens mais belas dos Atos dos Apóstolos é a que estamos lendo hoje, do eunuco etíope, ministro da rainha da Etiópia. Esse eunuco conhecia, lia as Sagradas Escrituras, mas tinha sede de compreender, de saber ao que elas se referiam. Ele via, nas Sagradas Escrituras, um tesouro para sua vida, por isso Filipe vai ao seu encontro, enviado por Deus, porque Ele sabe onde estão os corações sedentos e abertos para a Sua Palavra.
    Deus manda Sua Palavra para muitas pessoas que têm sede d’Ele, mas precisam de ajuda para compreender e chegar até Ele. Quando Filipe chega ao ministro da Etiópia e pergunta se ele compreendeu a Escritura que estava lendo, sua resposta é clássica: “Como eu posso compreender, se não há quem me explique?”.
    Meus irmãos e irmãs, muitas pessoas precisam que nós expliquemos as Escrituras para elas. E o que é explicar as Escrituras? É ensinar. Você se recorda que a missão de Jesus, no meio de nós, era mais do que somente pregar a Palavra, mas a ensinar?
    Ensinar é como se ensina numa escola, em casa. É sentar-se do lado, ter paciência, pedagogia e capacidade de dizer: “Deus quer nos ensinar isso com a Sua Palavra”. É uma das tarefas mais nobres e importantes para a evangelização: a tarefa de ensinarmos uns aos outros a vivermos a Palavra de Deus com simplicidade. Não precisa ser um grande conhecedor, um sábio, um teólogo. Cada um tem sua missão, sua função, mas todos nós, com humildade e abertura ao dom do Espírito Santo, podemos ensinar uns aos outros a viver a Palavra de Deus.
    A primeira coisa: submissão ao Espírito Santo. É preciso deixar que Ele nos ilumine e nos conduza, leve-nos às pessoas que precisam compreender a Palavra de Deus. A segunda coisa: submissão a pessoa de Jesus. As Escrituras, do início ao fim, querem nos mostrar quem é Jesus. Às vezes, queremos ficar em situações periféricas da Palavra de Deus, discussões que não levam a nada a respeito da Palavra. Não é isso! É ensinar que a Palavra nos conduz a Jesus.
    Quando ensinamos as Sagradas Escrituras para uma pessoa, na verdade, queremos levá-la a estar aos pés de Jesus, para que elas O conheçam como Senhor e Salvador, porque Ele é o Mestre, Ele nos forma e ensina. Deste modo, ensinar alguém é levá-lo para estar aos pés de Jesus.
    Quando o ministro viu aquilo que Filipe ensinava de forma pedagógica, como os instruiu sobre as Sagradas Escrituras, começou a falar de acordo com as Sagradas Escrituras e anunciou ao eunuco quem era Jesus. Então, o eunuco abriu-se à graça do Espírito.
    As pessoas se abrem à graça do Espírito quando não falamos de nós, mas anunciamos e proclamamos Jesus, mostramos que Ele é o Senhor, o caminho, a verdade, a vida e a salvação para a nossa própria vida.
    Irmãos e irmãs, não deixemos, de forma nenhuma, de ensinar, educar e mostrar para os nossos e ao mundo que a salvação está em Jesus.
    Deus abençoe você!

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture