Liturgia da Palavra de hoje (3)

Primeira Leitura (At 28,16-20.30-31)


Leitura dos Atos dos Apóstolos.
16 Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17 Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos.
18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.
30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 10)


— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.
— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

Evangelho (Jo 21,20-25)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
A conclusão do Evangelho de João ilumina, hoje, o nosso coração. Jesus realizou tantas coisas maravilhosas e prodigiosas! E tudo que está nas Sagradas Escrituras é para iluminar o nosso coração, a nossa vida, serve como testemunho do tamanho do amor que Deus tem para conosco.
Não podemos limitar nem fechar aquilo que Jesus realizou no meio de nós. É claro que não podemos inventar, não podemos florear nem colocar coisas que não existem, mas o Espírito sobra onde quer, e nós não sabemos a maravilha da ação d’Ele.
A vida de Jesus, a partir daquilo que nós mergulhamos na Sua Palavra, é vida para nossa vida. O Evangelho continua a ser escrito em nosso coração, em nossa alma e na experiência de fé que temos ao testemunharmos Jesus em nossa vida.
Hoje, toda a Igreja se reúne para celebrar a vigília de Pentecostes, para fazer um grande clamor a Deus, para que envie sobre nós o Seu Espírito Santo. E por que nós precisamos do Espírito Santo? Para nos rendermos à Palavra de Deus, para nos tornarmos servos da Sua Palavra, para sermos iluminados por ela.
Eu digo a você que sem o Espírito as palavras se tornam apenas palavras mortas, sem ele a Palavra de Deus não edifica nem forma nosso coração. Precisamos clamar ao Céu, com todo o nosso coração, como a Igreja reunida em Pentecostes, por um novo Pentecostes a cada dia.
O Pentecostes acontece quando nos rendemos ao poder da Palavra de Deus e permitimos que, por meio dela, o Espírito nos fale, cure-nos, transforme-nos, edifique-nos, forme-nos e nos coloque moldados à imagem de Cristo Jesus Nosso Senhor, Aquele a quem nós servimos.
Deixemo-nos conduzir pelo Espírito, deixemo-nos ser formados por Ele, deixemos realmente que a graça de Pentecostes aconteça em nossa alma, em nosso coração, na vida de cada um de nós.
Que o Senhor envie sobre nós o dom do Seu Espírito!
Deus abençoe você!
Liturgia da Palavra de hoje (3) Liturgia da Palavra de hoje (3) Reviewed by Ricardo Adriano on junho 03, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste