Plano Plurianual que planeja orçamento para os próximos quatro anos começa a ser debatido em Caraúbas (RN)


Na manhã desta terça-feira 21, a Prefeitura Municipal de Caraúbas deu início às discussões do Plano Plurianual (PPA), que estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo municipal, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos. 

O prefeito Juninho Alves, o vice-prefeito Paulo Brasil, secretários de governo e assessores, compareceram ao auditório da Prefeitura, para iniciar o processo de discussão, que foi apresentado pelos consultores Demétrios Marques, professor-mestre e chefe de departamento de Administração da Uern e Erivaldo Júnior, professor-doutor em administração da Ufersa.


De acordo com o coordenador do PPA em Caraúbas, Giuzelio Lobato Melo, a adoção deste plano, tornou-se obrigatório o Governo, que vai poder planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas. Devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente. 

“Conforme a Constituição Federal, também é sugerida que os governantes voltem suas ações de desenvolvimento para as áreas abordadas pelo plano vigente, que será aprovado nas discussões com que estamos iniciando hoje nesse auditório”, destacou o coordenador.

Para o prefeito Juninho Alves, a implantação do PPA, que projetará as ações a serem orçamentadas nos próximos quatro anos, vai possibilitar governar com os pés no chão, sabendo previamente o que será executado no município, em detrimento da população.
 
“A implantação do PPA começa hoje a ser discutida e se estenderá aos bairros e comunidades, onde ouviremos a população na realização das ações que beneficiará o nosso povo”, disse o prefeito.

Para Juninho Alves, todos os governos, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. “Dessa forma impede-se a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para serem planejadas e executadas com responsabilidade”, explicou.
 

Entenda

O Plano Plurianual (PPA) está previsto na Constituição Federal de 1988, e foi regulamentado pelo decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998. Trata-se de um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação: Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. 

O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Assessoria de Comunicação

Plano Plurianual que planeja orçamento para os próximos quatro anos começa a ser debatido em Caraúbas (RN) Plano Plurianual que planeja orçamento para os próximos quatro anos começa a ser debatido em Caraúbas (RN) Reviewed by Ricardo Adriano on junho 22, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste