• Notícias de Última Hora

    sábado, 1 de julho de 2017

    Conheça a parede de musgo que vale por 275 árvores

    O painel de quatro metros de altura e três de comprimento tem placas solares que captam a energia necessária para o funcionamento e armazenam água da chuva para abastecer a plantação (Green City Solutions/Facebook)
    Imagine algo mais eficiente na limpeza do ar do que árvores. Que além disso, também é 95% mais eficaz economicamente e ocupa 99% menos espaço. Pois uma startup alemã conseguiu não só pensar, como desenvolver a ideia. Batizada de CityTrees, árvores urbanas, em inglês, a estrutura consiste em painéis de musgo que equivalem por até 275 árvores, capturando cerca de 240 toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) anualmente, afirmam os desenvolvedores. Em grandes cidades, além de decorar, cada painel reduz em até 30% da poluiçãolocal em um raio de cinquenta metros.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar causa até sete milhões de mortes por ano. Pensando neste problema, especialistas de arquitetura, engenharia, ciência da computação e biologia fundaram a Green City Solutions em 2014, uma empresa de desenvolvimento urbano sustentável, com o CityTrees como o principal dos projetos.

    Além de trazer diversos benefícios, o painel de quatro metros de altura e três de comprimento é de fácil instalação e fica pronto em apenas seis horas. Placas solares captam a energia necessária para o funcionamento e a água da chuva é armazenada para abastecer a plantação. Segundo os desenvolvedores, ele raramente necessita manutenção. Mas, se for o caso, é possível realiza-la à distância, pelo computador, já que a estrutura tem sensores que monitoram a saúde das plantas, controlando sua umidade e temperatura. A “árvore urbana” também tem sensores que mensuram a qualidade do ar, avaliando a eficiência do painel.

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture