• Notícias de Última Hora

    quarta-feira, 26 de julho de 2017

    O que comemoramos hoje (26)



    Dia de Sant’Ana – padroeira dos avós


    Na Sagrada Escritura conta-se que a mãe de Samuel, Ana, na aflição da esterelidade que lhe tirava o privilégio da maternidade, dirigiu-se com fervorosa oração ao Senhor e fez promessa de consagrar ao serviço de Deus o futuro filho. Obtida a graça, após ter dado à luz o pequeno Samuel, levou-o a Silo, onde estava guardada a arca da aliança e o confiou ao sacerdote Eli, após tê-lo oferecido ao Senhor. Tomando isso como ponto de partida o Proto-evangelho de Tiago, apócrifo do século segundo, traça a história de Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria. A piedosa esposa de Joaquim, após longa esterelidade obteve do Senhor o nascimento de Maria, que aos três anos levou ao Templo, deixando-a ao serviço divino, cumprindo o voto feito.
    O fundamento histórico provável, embora na discordante literatura apócrifa, é de algum modo revestido de elementos secundários, copiados da história da mãe de Samuel. Faltando no Evangelho qualquer menção dos pais de Nossa Senhora, não há outra fonte senão os apócrifos, nos quais não é impossivel encontrar, entre os predominantes elementos fantásticos, alguma informação autêntica, recolhida por antigas tradições orais. O culto para com os santos pais da Bem-aventurada Virgem é muito antigo, sobre os gregos sobretudo. No Oriente venerava-se santa Ana no século VI, e tal devoção estendeu-se lentamente por todo o Ocidente a partir do século X até atingir o seu máximo desenvolvimento no século XV. Em 1584 foi instituida a festividade de santa Ana, enquanto são Joaquim era deixado discretamente de lado, talvez pela própria discordância sobre o seu nome que se revela em outros escritos apócrifos, posteriores ao Proto-evangelho de Tiago.

    Dia da Imprensa Espírita

    Comemoração do Brasil, que também aparece como "Dia Nacional da Imprensa Espírita"



    O Dia da Imprensa Espírita em 26 de julho de cada ano, é uma comemoração do Brasil, que também aparece como "Dia Nacional da Imprensa Espírita", e que foi instituída durante o 8º CBJEE [Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas], realizado de 17 de abril a 21 de abril de 1982 na cidade brasileira de Salvador-BA, com a presença de cerca de 500 pessoas de 22 estados brasileiros, que além de instituírem esse dia festivo, também participaram de discussões de teses, painéis, mesas redondas e cursos específicos sobre jornalismo espírita, rádio, televisão e oratória.


    Essa data comemorativa tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do extenógrafo, escritor e militar brasileiro, Luis Olímpio Telles de Menezes, que veio ao mundo em 26 de julho de 1825 no Estado brasileiro da Bahia, e que além de pioneiro do espiritismo, também é considerado pioneiro da imprensa espírita no Brasil e patrono da imprensa espírita brasileira.

    Fonte: http://datascomemorativas.org/dia-da-imprensa-espirita-26-de-julho/




    Dia da Recepcionista

    Comemoração do Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 14.700 de 20 de maio de 2005, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 72 de 8 de março de 2005.

    Fonte: http://datascomemorativas.org/




    Dia do Apanhador de Açaí

    Comemorado no Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 7.664 de 4 de outubro de 2012.

    Fonte: http://datascomemorativas.org/




    Dia do Detetive particular

    Comemorado nos Estados brasileiros do Rio de Janeiro [Lei Nº 920 DE 6 de novembro de 1985 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010] e São paulo [Lei Nº 9.369 de 6 de setembro de 1996]

    Fonte: http://datascomemorativas.org/



    Dia do Intérprete de LIBRAS [Língua Brasileira de Sinais]

    Comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 15658 de 2 de outubro de 2007, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 368 de 23 de maio de 2007.

    Fonte: http://datascomemorativas.org/




    Dia Nacional do Arqueólogo

    Comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 12.128 DE 17 de dezembro de 2009

    Fonte: http://datascomemorativas.org/

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture