• Notícias de Última Hora

    quinta-feira, 31 de agosto de 2017

    Representante da prefeitura de Caraúbas participa de capacitação do IDEMA em São Paulo do Potengi


    O funcionário da Prefeitura Municipal de Caraúbas, coordenador de Meio Ambiente que faz parte da secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Ariel Ingber participou de uma capacitação em gestão ambiental dos municípios do Rio Grande do Norte, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA.

    O objetivo principal do Idema nesse trabalho é estabelecer condições para que os municípios exerçam suas competências ambientais e naturalmente, descentralizar a gestão, onde a iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (PROAGAM), e possui quatro ações estruturantes, inseridas no Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA). Essas ações programadas até o ano de 2019 dão continuidade ao trabalho do Diagnóstico SISMUMA/RN, realizado pelo Idema entre os anos de 2013 e 2014.

    Segundo Ariel, o IDEMA auxilia na gestão ambiental dos municípios contribuindo para o fortalecimento das estruturas de gestão ambiental dos municípios do Rio Grande do Norte. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM) iniciou em março, duas capacitações para gestores e secretários municipais. 

    A primeira capacitação aconteceu em Canguaretama, no Território do Agreste Litoral Sul, onde foram promovidas oficinas de Construção de Planos de Gestão Ambiental. A segunda foi o Curso de Fiscalização Ambiental e aconteceu em Pau dos Ferros, no Território do Alto Oeste. Ambas são realizadas nas sedes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). E agora está acontecendo em São Paulo do Potengi, onde iniciou na última terça 29, e encerrando nesta quinta-feira 31.

    A expectativa do público presente é que através da implantação do PROAGAM os municípios do estado possam criar e/ou fortalecer as suas estruturas de gestão ambiental, consolidando suas próprias políticas, e estando aptos, para realizarem licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, além de atividades de conservação e educação ambiental.

    Assessoria de Comunicação - PMC

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture