• Notícias de Última Hora

    quinta-feira, 28 de setembro de 2017

    Abertas as inscrições para o PRONATEC oferta voluntária - educação à distância –EaD (3° lote)


    A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social comunica que a partir de hoje (26) terça-feira, estarão abertas as inscrições para o 3º lote do Pronatec Oferta Voluntária Educação a Distância – EAD; que serão ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC) mais de 800 mil vagas em cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) Ensino a Distância (EAD).  Média de duração do curso: 3 a 5 meses.

    A qualificação profissional faz parte de um dos eixos do Plano Progredir, que será lançado dia 26 de setembro. Esse plano é um conjunto de ações coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único e dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

    O período de pré-matrículas do Pronatec terá início na mesma data do lançamento, dia 26 de setembro e ficará disponível até dia 22 de outubro. Contudo, entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro, o sistema de gerenciamento de vagas (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec) estará aberto somente para a inclusão do público prioritário do MDS, que são os inscritos no Cadastro Único, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família.

    Deste modo, o Interlocutor Municipal do Pronatec terá a preferência de realizar a pré-matrícula dos candidatos, por meio do Sistec, até o dia 10 de outubro. Neste sentido, é imprescindível concentrar esforços para incluir o público prioritário do MDS nas vagas dos cursos ofertados.

    A partir do dia 11 até o dia 22 de outubro, qualquer candidato poderá realizar a inscrição online no site do MEC (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro).

    O Interlocutor do Pronatec poderá visualizar todas as vagas disponíveis por meio do seu perfil no Sistec. Após logar e acessar a aba “pré-matrícula”, o interlocutor deverá indicar apenas os campos Edital (Pronatec Voluntário 2016), Lote (Lote 03) e Modalidade de Ensino (EAD ou Presencial).Feito isso, clique em Pesquisar e todas as ofertas de cursos aparecerão.

    Importante: Para visualizar os cursos EAD, não selecione o campo “município” e “UF” no Sistec.

    O Interlocutor realizará apenas a pré-matrícula. A confirmação da matrícula deverá ser feita pelo próprio aluno.

    No caso do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) à distância (EAD), o Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações. A matrícula será validada na própria plataforma, no período de 30 de outubro a 19 de novembro.

    Caso o estudante não tenha acesso à internet, procure a Secretaria de Assistência Social na Prefeitura Municipal  de Caraúbas “Palácio Jonas Gurgel”, falar com Maria Isabel Mota Oliveira
    Assistente Social - Coordenação da Vigilância Socioassistencial

    Sugerimos a leitura do Guia Pronatec Oferta Voluntária e do Calendário para mais informações. O Guia também pode ser acessado no seguinte link: http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntaria

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture