Adbox
Tecnologia do Blogger.

Janot denuncia Lula e Dilma ao STF por tentar obstruir Lava Jato

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nova denúncia contra a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por crime de obstrução de Justiça. No entendimento do Ministério Público Federal, a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil em março de 2016 teve o objetivo de dificultar as investigações da Operação Lava Jato porque ele já figurava como réu em um dos processos.
Com a nomeação para ministro, Dilma tentava resolver duas questões: melhorar a articulação política de seu governo, que estava em crise – dois meses depois, ela seria afastada do cargo -, e, tão importante quanto, garantir foro privilegiado a Lula, que duas semanas antes havia sido alvo de uma condução coercitiva determinada pelo juiz Sergio Moro, a quem o petista acusa de parcialidade e perseguição política.
Logo após a nomeação de Lula, no entanto, uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a ação de Dilma, por entender que ela teve o objetivo de retirar a competência de Moro e levar os processos contra o petista para o Supremo. O ex-presidente nunca chegou a ocupar o cargo de ministro.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Adriano

Sou pedagogo de formação, amo música, livros, poesias, trabalho com jardinagem e tudo um pouco, já fiz "um pouco". Sou amante da vida, da informação, das notícias que são levadas a você leitor (a). Estamos aqui para interagir. Obrigado por acessar este espaço.

0 comentários: