• Notícias de Última Hora

    terça-feira, 26 de setembro de 2017

    NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE



    O Prefeito Antônio Alves da Silva (Juninho Alves) vem, por meio da presente nota, manifestar seu pesar quanto aos acontecimentos dos últimos dias em nossa cidade no tocante a violência que tem assolado Caraúbas e reafirmar sua luta pelo retorno da paz à nossa cidade.
    Neste último mês, a paz em nossa cidade foi perturbada pelos homicídios e demais episódios lamentáveis que não nos aquietam a mente ou o coração. Compartilhamos com a população o sentimento de revolta pelo desprezo com a vida humano que temos acompanhado nesses últimos tempos. Não somente nosso município, mas nosso estado e mesmo nosso país têm se colocado perplexos diante da escalada de violência que vemos.
    Longe de sermos um caso isolado nestas terras potiguares, somos mais uma cidade que tem sofrido com esse problema que não é uma questão a ser tratada sozinha, e sim mais um efeito causado pela crise institucional, financeira e moral que vive nossa nação do Caburaí ao Chuí.

    Nossa reação diante do que tem acontecido tem sido o de investir o que podemos no intuito de tentar trazer soluções para este quadro. Ainda não havíamos tomado posse no cargo de prefeito quando começamos nossas viagens a Natal e Brasília para apelar aos nossos governantes nas esferas mais altas (estado e união) para que investissem mais recursos na segurança de nossa Caraúbas. Incontáveis são às vezes que o Governador Robinson nos recebeu ou seus secretários de segurança para pedir que dedicassem um olhar a esta terra que estrategicamente se coloca num ponto de confluência entre vários municípios da região Oeste. Procuramos mostrar que investir em segurança para nossa gente é investir em segurança também para mais cerca de dez municípios oestanos.
    Constantemente voltamos a fazer cobranças e rogos para que a situação melhorasse, movimentando o que fosse necessário para que isso acontecesse. No início do ano, levamos representantes da sociedade civil organizada para fazer coro conosco junto à Secretaria de Segurança e ao Comando Geral da Polícia e, como resultado, veio a implantação da operação Sertão Seguro.
    Na época, quando perguntado quanto a em que poderíamos ajudar, nos colocamos a inteira disposição da polícia para o que fosse necessário. Temos desde então investido mensalmente em estrutura e alimentação para que tenhamos um efetivo maior em nossa cidade. Nossa marca tem sido não medir esforços para fazer nossa cidade mudar e crescer. Mais ainda quando se trata de uma área tão estratégica e importante.
    Uma busca por notícias nos sites e blogs policiais mostrará bons resultados nas ações desta operação ainda que logo em seguida tenhamos tido dificuldades por que o Governo Estadual alegou não poder fazer o aporte com as despesas de diárias operacionais. Foi o momento de levar esses resultados apresentados e o clamor da população para que a operação voltasse a atuar, mesmo com efetivo um pouco mais reduzido.
    Compreendemos que a melhor saída vem pelo aumento do efetivo policial, pela melhoria nas condições técnicas e pelo trabalho integrado do policiamento ostensivo e do investigativo. Contudo, somos cientes de que a segurança é um dever constitucional do Estado e do Governo Federal e este investimento deve parte deles. Cabe ao município, na pessoa de seu prefeito, cobrar e levar aos chefes dessas entidades e aos seus auxiliares da área de segurança a reivindicação para que haja o investimento em paz e segurança e não somente nisto, mas para que diminua o fator impunidade na atuação dos representantes legislativos, pois este é um importante fator para que se estabeleça o comportamento violento.
    Neste quesito, além de cumprir muito bem este dever de cobrar, de exigir de buscar valer o direito de todos nós à paz e à quietude, temos ido além e investido o que é possível para auxiliar as forças de segurança dentro do que permite a legislação vigente, ao mesmo tempo hipotecando nosso apoio ao trabalho dessas forças.
    Assim, queremos deixar bem claro que Caraúbas conta com um prefeito que não tem medido esforços, feito conta de horários ou mesmo de nossa saúde para percorrer o município ouvir a população e fazer com que seus apelos sejam atendidos. A segurança continuará sendo uma prioridade em nossa gestão, embora seja responsabilidade, repetimos, das instancias superiores conforme a constituição, mas contará com nossa constante cobrança e com nossa força para que volte aos nossos lares.
    Hoje, nos solidarizamos aos familiares de Ailton Batista de Oliveira, um pai de família, trabalhador, amigo que nos deixa profundamente consternados com seu falecimento. Somamos nosso sentimento e o da população caraubense para que a dor e a saudade possa ser amenizado em seus corações e afirmamos que continua a nossa luta para que possamos caminhar seguramente por nossas ruas e olhar para o futuro com esperança.

    Caraúbas, 26 de setembro de 2017.

    ANTÔNIO ALVES DA SILVA
    Prefeito Municipal


    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture