• Notícias de Última Hora

    quinta-feira, 19 de outubro de 2017

    CURIOSIDADE DO DIA - Você sabe o que é Ablutofobia ?

    Você já leu as histórias da Turma da Mônica, do Maurício de Souza? Se sim, você deve se lembrar do querido personagem Cascão, que tem medo de água e foge dos banhos, não é mesmo? Você sabia que o medo de banho existe mesmo? Ele recebe o nome de Ablutofobia.

    O que é ablutofobia?

    Diferentemente do personagem, entretanto, os portadores de Ablutofobia apresentam quadros de medo intenso somente do banho, e não diretamente da água. Do latim, ablutere, que significa “para lavar”, e do grego, fobia, que significa medo, a ablutofobia é um transtorno psicológico, um medo patológico de tomar banho, ou entrar em contato com líquidos para a higiene.


    Assim como outras fobias, trata-se de um alarme biológico relacionado ao futuro e ao medo, tema normalmente tratado com pouca seriedade. Por muito tempo essa fobia não foi reconhecida por se tratar, justamente, de higiene, sendo relacionada simplesmente ao relaxo e às desculpas para não tomar banho. Isso porque a sociedade vê com maus olhos àqueles que são sujos e exalam odores considerados desagradáveis em decorrência da falta de higiene pessoal.

    De onde surge a ablutofobia?

    Mais comum entre mulheres e crianças, a ablutofobia pode ser desencadeada de diversas formas, como uma experiência traumática relacionada o banho, ou ainda uma queda no chuveiro ou na banheira. Isso pode ocorrer, também, com idosos, justamente por apresentarem maior propensão aos tombos no banheiro.

    Existem relatos, ainda, bastante curiosos, de que Psicose, filme de Alfred Hitchcock, tenha causado o medo de tomar banho em algumas pessoas, mas a fobia, e não apenas um medo temporário, em decorrência da clássica cena do chuveiro. Outro exemplo da influência dos filmes no desenvolvimento de fobias, pode ser dado com A Coisa, de Stephen King, que gerou em muitos uma grande fobia de palhaços, denominada coulrofobia. Isso acontece porque, principalmente, para crianças, os filmes de terror são mais impressionantes, e estas encontram-se em uma fase bastante sensível e propícia para o desenvolvimento de fobias.

    Além disso, outros gatilhos para o desenvolvimento da ablutofobia, são as doenças mentais, como o Transtorno Obsessivo Compulsivo, a Depressão, entre outros. É bastante comum, inclusive, que esta doença apareça como um sintoma, ou uma máscara, para problemas mais graves psicológicos que necessitam de assistência de psicólogos e psiquiatras.

    Por mais estranho que possa parecer, no geral, a doença é algo como o resultado do desejo de proteger-se, justamente porque a sensação de que lavando os óleos e secreções do corpo você estará prejudicando sua proteção e permitindo que outros germes e substâncias entrem no corpo.


    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture