• Notícias de Última Hora

    quinta-feira, 12 de outubro de 2017

    Liturgia da Palavra de hoje (12)

    Primeira Leitura (Est 5,1b-2; 7,2b-3)
    Leitura do Livro de Ester:
    1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
    7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.
    3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida – eis o meu pedido! – e a vida do meu povo – eis o meu desejo!”
    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.

    Responsório (Sl 44)
    — Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!
    — Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!
    — Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
    — O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.
    — Em vestes vistosas ao Rei se dirige e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.

    Segunda Leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a)
    Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
    1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono.
    13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
    15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.
    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.

    Anúncio do Evangelho (Jo 2,1-11)
    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
    — Glória a vós, Senhor.
    Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
    4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
    5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”.
    6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
    7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala!”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
    10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
    11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
    — Palavra da Salvação.
    — Glória a vós, Senhor.

    Homilia
    “Viva a Mãe de Deus e nossa! Viva a Senhora da Conceição Aparecida!” Com muita alegria e amor no coração, celebramos, no dia de hoje, a nossa Padroeira, Maria a Mãe de Deus, a Senhora Aparecida.
    Há exatos 300 anos, a imagem  uma senhora foi encontrada no rio Paraíba, a Conceição que se quebrou, despedaçou-se e alguém jogou essa imagem no rio.
    Os pescadores, que precisavam de uma boa pescaria, não encontravam mais peixes naquele rio, mas, se faltava peixe, não faltava fé nem confiança. Diante da pressão que sofreram, eles jogaram as redes e pegaram o corpo da imagem, jogaram novamente as redes e pegaram a cabeça da imagem; jogaram novamente as redes e pegaram tantos peixes, que não tinham como levar tamanha quantidade. Foi uma pesca milagrosa, como aquela que os discípulos realizaram com Jesus Ressuscitado. A presença de Deus, no meio de nós, é milagrosa; a presença de Maria, no meio de nós, é um sinal de milagre, da graça e presença do Senhor no meio de nós.
    Você, talvez, possa perguntar: “Trata-se de uma simples imagem quebrada?”. Não é simplesmente uma imagem como uma escultura, pois imagens são sinais do sagrado, da presença sagrada de Deus no meio de nós por intermédio dos santos, da Mãe de Deus, a Senhora Aparecida.
    A imagem é símbolo de uma fé, é símbolo daquilo que nós acreditamos, ou seja, a intercessão e presença da Mãe de Deus no meio de nós. Desde que essa imagem foi encontrada, os sinais de Deus não pararam mais sobre essa terra, a nação da Santa Cruz. É um sinal prodigioso da presença amorosa da Mãe de Deus sobre seu povo.
    Aqui, não é o caso de relatar tantas curas, milagres e graças alcançadas, mas a grande graça daquela imagem que foi desprezada, jogada fora, foi encontrada, restaurada e tornou-se o sinal maior da devoção de um povo, o povo mais católico de todo o planeta. A imagem restaurada é o sinal daquilo que Deus quer fazer com cada um de nós: restaurar a nossa imagem, criar-nos à imagem e semelhança d’Ele.
    Maria é a imagem mais perfeita de uma criatura que Deus fez toda santa, pura e imaculada. Os méritos dela sobre cada um de nós advoga graças, sinais e a restauração que todos nós precisamos para nossa casa e para nossa família.
    Não tenha medo de amar, de invocar e pedir a intercessão e a proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A imagem dela é um sinal de que Deus restaura sempre a imagem desses filhos que somos nós, criados à imagem e semelhança d’Ele.
    Deus abençoe você!

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture