Liturgia da Palavra de hoje (7)

Primeira Leitura (At 1,12-14)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Depois que Jesus subiu ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Lc 1,46s.)
— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.
— Pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!
— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho (Lc 1,26-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
Celebramos, hoje, Nossa Senhora do Rosário ou ainda Nossa Senhora da Vitória. O que isso significa para nós? Que Maria é a vitória de Deus em nossa vida, ela é a vitória do Reino de Deus num mundo onde há tantas batalhas, onde o pecado tenta inteirar, mas o Senhor é vitorioso sobre o poder do mal.
A vida de Maria, aquela que é a cheia de graça, expressa justamente isso: a graça primeira por ela recebida, a graça plena do começo ao fim de sua vida. Maria foi aquela que sempre permitiu à graça de Deus vencer, ter primazia na vida dela.
O que é a vitória de Deus em nossa vida, senão o triunfo da graça, do bem? O que é o triunfo d’Ele, em nossa vida, senão sobre a sedução do mal, do pecado e a sedução deste mundo?
Maria quer que sejamos vitoriosos, ela quer nos ajudar a combater o mal. Assim como ela venceu, ela nos quer também vitoriosos.
O rosário é a grande arma no combate espiritual, no combate contra as forças do mal. O rosário não é uma repetição de Ave-Marias, mas a oração mais contemplativa, meditativa, cristocêntrica e bíblica que nós podemos conhecer! Em Maria meditamos e refletimos todos os mistérios ou o mistério da presença de Deus no meio de nós.
Desde o anúncio do Anjo Gabriel até a coroação definitiva da Virgem Maria, passamos pelos acontecimentos principais e centrais da vida de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Rezamos 50 Ave-Marias, mas elas são como que respostas do nosso coração, da nossa boca; são como declarações de amor e convicção de um coração pelas verdades anunciadas no Reino de Deus.
Toda vez que proclamamos uma Ave-Maria, proclamamos a vitória de Deus. Se proclamarmos, todos os dias, as 50 Ave-Marias, diremos 50 vezes: “Deus é vitorioso na minha vida!”.
A Virgem Maria caminha conosco. Ela nos mantêm junto dela nesse combate, nessa batalha que travamos rumo ao Reino dos Céus.
Deus abençoe você!
Liturgia da Palavra de hoje (7) Liturgia da Palavra de hoje (7) Reviewed by Ricardo Adriano on outubro 07, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste