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    segunda-feira, 27 de novembro de 2017

    Liturgia da Palavra de hoje (27)

    Primeira Leitura (Dn 1,1-6.8-20)
    Início da Profecia de Daniel.
    1No terceiro ano do reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançou sobre Jerusalém e pôs-lhe cerco; 2o Senhor entregou em suas mãos Joaquim, rei de Judá, e parte dos vasos da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Senaar, para o templo de seus deuses, depositando os vasos no tesouro dos deuses.
    3Então o rei ordenou ao chefe dos eunucos, Asfenez, para que trouxesse, dentre os filhos de Israel, alguns jovens de estirpe real ou de família nobre, 4sem defeito físico e de boa aparência, preparados com boa educação, experientes em alguma ciência e instruídos, e que pudessem estar no palácio real, onde lhes deveriam ser ensinadas as letras e a língua dos caldeus.
    5O rei fixou-lhes uma ração diária da comida e do vinho de sua mesa, de tal modo que, assim alimentados e educados durante três anos, eles pudessem no fim entrar para o seu serviço.
    6Havia, entre esses moços, filhos de Judá, Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 8Ora, Daniel decidiu secretamente não comer nem beber da mesa do rei por convicções religiosas, e pediu ao chefe dos eunucos que o deixasse abster-se para não se contaminar.
    9Deus concedera que Daniel obtivesse simpatia e benevolência por parte do mordomo. Este disse-lhes: “Tenho medo do rei, meu Senhor, que determinou alimentação e bebida para todos vós; 10se vier a perceber em vós um aspecto mais abatido que o dos outros moços da vossa idade, estareis condenando minha cabeça perante o rei”.
    11Mas disse Daniel ao guarda que o chefe dos eunucos tinha designado para tomar conta dele, de Ananias, Misael e Azarias: 12“Por favor, faze uma experiência com estes teus criados por dez dias, e nos sejam dados legumes para comer e água para beber; 13e que à tua frente seja examinada nossa aparência e a dos jovens que comem da mesa do rei, e, conforme achares, assim resolverás com estes teus criados”.
    14O homem, depois de ouvir esta proposta, experimentou-os por dez dias. 15Depois desses dez dias, eles apareceram com melhor aspecto e mais robustos do que todos os outros jovens que se alimentavam com a comida do rei.
    16O guarda, desde então, retirava a comida e bebida deles para dar-lhes legumes. 17A esses quatro jovens Deus concedeu inteligência e conhecimento das letras e das ciências, e a Daniel, o dom da interpretação de todos os sonhos e visões.18Terminado, pois, o prazo que o rei tinha fixado para a apresentação dos jovens, foram estes trazidos à presença de Nabucodonosor pelo chefe dos eunucos. 19Depois de o rei lhes ter falado, não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. E passaram à companhia do rei. 20Em todas as questões de sabedoria e entendimento que lhes dirigisse, achava o rei neles dez vezes mais valor do que em todos os adivinhos e magos que havia em todo o reino.
    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus

    Responsório (Dn 3,52s)
    — A vós louvor, honra e glória eternamente!
    — A vós louvor, honra e glória eternamente!
    — Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. A vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!
    — No templo santo onde refulge a vossa glória. A vós louvor, honra e glória eternamente! E em vosso trono de poder vitorioso. A vós louvor, honra e glória eternamente!
    — Sede bendito, que sondais as profundezas. A vós louvor, honra e glória eternamente! E superior aos querubins vos assentais. A vós louvor, honra e glória eternamente!
    — Sede bendito no celeste firmamento. A vós louvor, honra e glória eternamente! Obras todas do Senhor, glorificai-o. A ele louvor, honra e glória eternamente!


    Evangelho (Lc 21,1-4)
    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
    — Glória a vós, Senhor.
    Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disto, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.
    — Palavra da Salvação.
    — Glória a vós, Senhor.

    Homilia
    A exaltação que Jesus faz a essa viúva é pelo desprendimento. Aquela que não tinha nada, deu até o seu “nada” para Deus, enquanto que, aquele que tinha tudo – dá para Deus, para o outro, para a vida o que lhe sobra.
    É assim a pessoa avarenta, egoísta, que pensa somente em si: ela calcula tudo o que tem, e se sobra alguma coisa, ela dá aquela ”sobrinha”.
    O que damos para o outro, e para Deus não pode ser somente o que não nos faltará, devemos dar o melhor de nós, dar o que é importante para nós. Pois, caso contrário, estamos considerando o outro ou Deus como sobras, como ”algo” que não seja necessário.
    Deus não tem necessidade das nossas migalhas. Não estou me referindo, ao sentido monetário, financeiro ou econômico, porque isso é apenas uma realidade de tudo aquilo que é a nossa vida.

    Damos para Deus aquilo que nós somos, damos para Ele a nossa: vida,a família, a nossa existência. Dar-se inteiros para Deus é sem reservas; tudo o que temos pertence ao Senhor.

    É verdade que, somos administradores dos bens que temos, e sabemos administrar aquilo que precisamos dar à igreja; para as necessidades especiais; para os pobres e os sofridos; para o nosso irmão, contudo, não podemos dar ao outro as migalhas.
    Quando damos ao outro as migalhas, isso revela a pessoa miserável e avarenta que somos, mas quando damos o melhor de nós, isso expressa a nossa generosidade. Algumas pessoas que estão desempregadas, não podem contribuir com ”isso ou aquilo”, mas que beleza, dão a vida! Contribuem com o que podem, com seu esforço, com seu trabalho, enfim, com a sua humanidade. Doa-se inteiramente.
    Não se mede a vida de ninguém ou a generosidade, por valores monetários.
    Não podemos cair na utopia do sentido mercantilista da vida e da fé, daqueles que pregam a prosperidade, que medem a generosidade ou a fé de alguém por aquilo que doam ou que deixam de doar.
    Não! ”Que a mão direita não saiba o que fez a mão esquerda”. Se você quer ser generoso com alguém, com a igreja ou dízimo: o que você faz ninguém precisa saber, nem mesmo o padre, o pastor precisam saber o que você deu. Mas Deus sim, porque é para Ele que damos, é para Ele que ofertemos a nossa vida e fazemos isso com todo amor do nosso coração.
    Essa história de ”considerar mais”, ”valorizar mais quem deu mais”, quem vai e dá cheques importantes à igreja ou para qualquer obra social, não é evangélico. É evangélico reconhecer a oferta de cada viúva que vai à Casa do Senhor. Aqui, “viúva”, é no sentido figurado da palavra, é de cada pessoa que tem a alma dessa viúva, que dá o melhor de si, sem reservas e para Deus.

    Deus abençoe você!

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