Ações desenvolvidas pelas UBS de Caraúbas reuniram homens na Campanha do Novembro Azul


As Unidades Básicas de Saúde-UBS de Caraúbas desenvolveram diversas ações voltadas ao Novembro Azul, onde foram diversas palestras e encontros de conscientização.

Para a secretária de saúde Monique Barreto os diversos encontros aconteceram nas unidades, tanto na zona rural como na urbana, e foram de extrema importância para quebrar o tabu de que homem não precisa se cuidar.

Homens da comunidade de Mariana atentos as explicações da equipe de saúde
Já o prefeito Juninho Alves que apoia estas ações, viu como positivo, pois assim como aconteceu o outubro Rosa com muitas ações, também os homens mereceram o devido cuidado, pois com saúde não se brinca.

Veja a relação das ações trabalhadas em cada UBS no município:

UBS - Sebastião Ferreira de Oliveira (Alto São Severino)

No Alto São Severino, Eva Jordana, enfermeira da UBS, teve o cuidado de realizar encontros que promovessem a interação entre a equipe de saúde e os homens do bairro.
A equipe desenvolveu a campanha do Novembro Azul, mês dedicado aos Homens na prevenção do câncer de próstata e ênfase na saúde masculina como um todo, promovendo palestras ministradas pela enfermeira Eva Jordana e a nutricionista Érika Barreto, também realizaram testes rápidos, verificação da pressão arterial, solicitação e autorização de PSA e agendamento do exame de Toque ! E para finalizar, foi ofertado a população masculina um lanche e corte de cabelo e barbearia, a fim de despertar no homem a importância do auto cuidado . “A UBS do São Alto Severino rompendo preconceitos e cuidando da saúde masculina” ressaltou Eva Jordane!

UBS - “Edvaldo Gurgel de Melo” (Leandro Bezerra)

Teve excelente participação dos populares, onde vieram participar de rodas de conversas com os profissionais sobre os cuidados com a saúde masculina.
Na oportunidade a enfermeira Silverânia Pereira orientou junto com a equipe quais os procedimentos para se combater o câncer de próstata.

UBS - “Raimundo Pedro Benevides” (Leandro Bezerra)

Para a enfermeira Samara Mythyenny, trabalhar com os homens do bairro com diversas diâmicas de orientação sobre a saúde de cada, foi um grande desafio, mas a equipe do PSF conseguiu vencer os obstáculos e fazer acontecer o real sentido do Novembro Azul.

UBS - Cachoeira

A enfermeira Ludmila Mayrene mobilizou toda a equipe para desenvolverem ações de conscientização, tendo em vista os homens trabalharem muito e noção tem o hábito de se cuidarem. “Esta é a oportunidade de falarmos de um assunto tão sério para os homens, e nosso trabalho tem sido de grande importância para eles, trazendo informações e tratando no tempo certo.

UBS – Apanha-Peixe
Na comunidade rural do Apanha-Peixe foi realizado durante todo o mês de Novembro no PSF a Campanha do Novembro Azul.  Mês dedicado aos homens para cuidar da saúde, onde o Ministério da Saúde incentiva que as unidades de saúde e redes hospitalares estimulem os homens a procurarem os serviços de saúde para receber orientações sobre a saúde do homem em geral. 
 Na oportunidade as comunidades da região da Mariana,  Apanha Peixe e Marrecas foram realizadas palestras,  rodas de conversa e discussão sobre o câncer de próstata e câncer de pênis, os mais comuns dentre as doenças que o homem não se cuida. Também foi realizada a solicitação de exames de PSA disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e realização de testes rápidos (sífilis,  HIV, hepatite B e Hepatite C) como também verificação da pressão arterial e da glicose sanguínea.

UBS – Miranda
 
A Comunidade participou ativamente das palestras com excelentes profissionais, onde a enfermeira Moana Praxedes juntamente com a equipe do PSF, organizou um encontro para uma boa conversa de conscientização sobre o cuidar da saúde do homem.

UBS Sebastião Maltês

Lembrando que no bairro Sebastião Maltês a UBS acontecerá uma ação com os garis na próxima sexta-feira (08), a partir das 6h da manhã.

Ações desenvolvidas pelas UBS de Caraúbas reuniram homens na Campanha do Novembro Azul Ações desenvolvidas pelas UBS de Caraúbas reuniram homens na Campanha do Novembro Azul Reviewed by Ricardo Adriano on dezembro 06, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste