• Notícias de Última Hora

    quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

    Ações desenvolvidas pelas UBS de Caraúbas reuniram homens na Campanha do Novembro Azul


    As Unidades Básicas de Saúde-UBS de Caraúbas desenvolveram diversas ações voltadas ao Novembro Azul, onde foram diversas palestras e encontros de conscientização.

    Para a secretária de saúde Monique Barreto os diversos encontros aconteceram nas unidades, tanto na zona rural como na urbana, e foram de extrema importância para quebrar o tabu de que homem não precisa se cuidar.

    Homens da comunidade de Mariana atentos as explicações da equipe de saúde
    Já o prefeito Juninho Alves que apoia estas ações, viu como positivo, pois assim como aconteceu o outubro Rosa com muitas ações, também os homens mereceram o devido cuidado, pois com saúde não se brinca.

    Veja a relação das ações trabalhadas em cada UBS no município:

    UBS - Sebastião Ferreira de Oliveira (Alto São Severino)

    No Alto São Severino, Eva Jordana, enfermeira da UBS, teve o cuidado de realizar encontros que promovessem a interação entre a equipe de saúde e os homens do bairro.
    A equipe desenvolveu a campanha do Novembro Azul, mês dedicado aos Homens na prevenção do câncer de próstata e ênfase na saúde masculina como um todo, promovendo palestras ministradas pela enfermeira Eva Jordana e a nutricionista Érika Barreto, também realizaram testes rápidos, verificação da pressão arterial, solicitação e autorização de PSA e agendamento do exame de Toque ! E para finalizar, foi ofertado a população masculina um lanche e corte de cabelo e barbearia, a fim de despertar no homem a importância do auto cuidado . “A UBS do São Alto Severino rompendo preconceitos e cuidando da saúde masculina” ressaltou Eva Jordane!

    UBS - “Edvaldo Gurgel de Melo” (Leandro Bezerra)

    Teve excelente participação dos populares, onde vieram participar de rodas de conversas com os profissionais sobre os cuidados com a saúde masculina.
    Na oportunidade a enfermeira Silverânia Pereira orientou junto com a equipe quais os procedimentos para se combater o câncer de próstata.

    UBS - “Raimundo Pedro Benevides” (Leandro Bezerra)

    Para a enfermeira Samara Mythyenny, trabalhar com os homens do bairro com diversas diâmicas de orientação sobre a saúde de cada, foi um grande desafio, mas a equipe do PSF conseguiu vencer os obstáculos e fazer acontecer o real sentido do Novembro Azul.

    UBS - Cachoeira

    A enfermeira Ludmila Mayrene mobilizou toda a equipe para desenvolverem ações de conscientização, tendo em vista os homens trabalharem muito e noção tem o hábito de se cuidarem. “Esta é a oportunidade de falarmos de um assunto tão sério para os homens, e nosso trabalho tem sido de grande importância para eles, trazendo informações e tratando no tempo certo.

    UBS – Apanha-Peixe
    Na comunidade rural do Apanha-Peixe foi realizado durante todo o mês de Novembro no PSF a Campanha do Novembro Azul.  Mês dedicado aos homens para cuidar da saúde, onde o Ministério da Saúde incentiva que as unidades de saúde e redes hospitalares estimulem os homens a procurarem os serviços de saúde para receber orientações sobre a saúde do homem em geral. 
     Na oportunidade as comunidades da região da Mariana,  Apanha Peixe e Marrecas foram realizadas palestras,  rodas de conversa e discussão sobre o câncer de próstata e câncer de pênis, os mais comuns dentre as doenças que o homem não se cuida. Também foi realizada a solicitação de exames de PSA disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e realização de testes rápidos (sífilis,  HIV, hepatite B e Hepatite C) como também verificação da pressão arterial e da glicose sanguínea.

    UBS – Miranda
     
    A Comunidade participou ativamente das palestras com excelentes profissionais, onde a enfermeira Moana Praxedes juntamente com a equipe do PSF, organizou um encontro para uma boa conversa de conscientização sobre o cuidar da saúde do homem.

    UBS Sebastião Maltês

    Lembrando que no bairro Sebastião Maltês a UBS acontecerá uma ação com os garis na próxima sexta-feira (08), a partir das 6h da manhã.

    Nenhum comentário :

    Twitter

    -->

    Culture