Liturgia da Palavra de hoje (12)

Primeira Leitura (Gl 4,4-7)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei,5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Responsório (Sl 95)
— Manifestai a sua glória entre as nações.
— Manifestai a sua glória entre as nações.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”

Evangelho (Lc 1,39-47)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Homilia
Maria é a mãe e a mulher que visita os seus filhos. Ela visita e, é, acima de tudo, a portadora – aqu’Ela que leva a presença de Deus onde quer que esteja.
O Evangelho narra para nós, Maria visitando Isabel, essa não recebe “somente” a presença de Maria, recebe, também, o menino que Maria traz consigo, recebe a presença divina de Deus em sua vida por meio da Virgem Maria.
Hoje, celebramos Nossa Senhora de Guadalupe. Quando olhamos para a história da humanidade, percebemos o quanto Deus visita os Seus filhos. Deus usa, justamente, da Sua mãe e a Sua presença amorosa é a visita de Deus para a humanidade.
São diversas aparições: em Aparecida, em Fátima e tantas outras. Hoje, olhamos para o rosto de Maria no rosto de um índio. Ela tem a face dos povos indígenas, ela assume as dores, os sofrimentos, os alentos, as expectativas; ela alimenta a fé do seu povo quando ela visita e se faz presente.
Maria está nos visitando, está trazendo Deus para o nosso meio. Receba Maria em sua casa, receba a Virgem Maria em sua vida, ela é a portadora da graça de Deus para cada um de nós. Onde a presença dela se faz, a transformação divina se realiza, porque Deus transformou o seu interior, transformou o seu ventre, fez dele o lugar da morada de Deus.
Maria quer fazer da nossa vida, da nossa casa, do nosso lar e de onde quer que estejamos o lugar da presença de Deus: um lugar divino, sagrado, abençoado e iluminado, lugar onde Deus quer se fazer presente.
Não ignore, acolha, ame, reconheça e, acima de tudo, valorize com toda a sua alma e coração, Deus que nos visita pela presença de Maria. Deus se faz presente no meio de nós pela intercessão fecunda da Sua mãe no meio de nós.
Que a Virgem Mãe, a Senhora de Guadalupe, interceda, suplique e seja um sinal para o nosso povo Latino Americano, sofrido, que passa por tantas aflições, que Ela traga para os nossos povos a certeza de que Deus está conosco.
Que os nossos povos saibam que não caminham sozinhos, pois Deus caminha lado a lado.
Deus abençoe você!
Liturgia da Palavra de hoje (12) Liturgia da Palavra de hoje (12) Reviewed by Ricardo Adriano on dezembro 12, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste