Liturgia da Palavra de hoje (13)

Primeira Leitura (Is 40,25-31)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” — fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? — Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Responsório (Sl 102)
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas

Evangelho (Mt 11,28-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Homilia
Deus quer assumir o nosso cansaço, Ele quer tomar sobre Si aquilo que nos causa fadiga, rouba as nossas energias e, muitas vezes, tira a nossa alegria de viver. Aquilo que está pesando sobre nós, entregamos nas mãos do Senhor, colocamos sob os cuidados do Senhor. Precisamos ir porque Deus está nos chamando: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados”.
É preciso ir ao encontro de Jesus. Reserve um tempo no cantinho da sua casa, na igreja mais próxima de você, um tempo para repousar o seu coração. Temos uma vida muito agitada, todos nós temos compromisso, vida corrida e, por vezes, quando “sobra-se um tempo”, preenchemos esse com coisas que não descansam a alma. É necessário, muitas vezes, buscar “distração”, entretanto, o que a nossa alma mais precisa é de descanso, de cuidado, de afago; necessita da cura; libertação; e da restauração. O lugar do nosso descanso é no coração de Jesus!
Este é o coração de cada um de nós: carrega em si muitas feridas; muitos desentendimentos; situações que o deixa fatigado, e ele precisa encontrar o descanso. O nosso coração precisa encontrar na mansidão e na humildade de Jesus o remédio que vai curar as dores da nossa alma; as aflições do nosso espírito. Por isso, eu digo a você:
– Não tenha receio, descanse no coração de Jesus. A oração silenciosa, a meditação, a contemplação, o “silenciar” aquilo que tantas vezes está dentro de nós, nos atormentando. Busquemos não pensar em nada, não nos preocuparmos, simplesmente entregarmo-nos aos braços de Deus. Repousemos no coração de Jesus e deixemos que Ele venha acalentar e tomar conta de todo o nosso ser. Faça isso! É o melhor presente que você pode dar à sua alma e ao seu coração.
O nosso coração precisa de descanso, e o nosso descanso é o coração de Jesus, porque, o Seu julgo é suave e o Seu fardo é leve. Quando nos encontramos n’Ele o nosso julgo torna-se suavizado e o nosso fardo mais leve.
Deus abençoe você!
Liturgia da Palavra de hoje (13) Liturgia da Palavra de hoje (13) Reviewed by Ricardo Adriano on dezembro 13, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste