Liturgia da Palavra de hoje (20)

Liturgia da Palavra
Primeira Leitura (Is 55,10-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Isto diz o Senhor: 10Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca; não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Responsório (Sl 33)
— O Senhor liberta os justos de todas as angústias.
— O Senhor liberta os justos de todas as angústias.
— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

Evangelho (Mt 6,7-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Homilia
A comunhão com Jesus, com o Pai, com o nosso Deus acontece pela via da oração, porque ela não é repetição de palavras e as fórmulas oracionais que nós conhecemos, todas elas têm um sentido pedagógico bonito, maravilhoso e coloca em nossos lábios e no coração palavras santificadas e benditas, as quais, nos ajudam a crescer na relação com Deus. Essa comunhão com Deus acontece quando o meu coração e minha boca falam em conjunto. Muitas vezes nós “repetimos” palavras, mas o coração não segue o que falamos, por isso, a nossa oração e comunhão com Deus não pode acontecer só por orações, repetindo fórmulas oracionais.
Quero frisar que elas são importantes, mas são pedagógica, pois, nos conduzem a uma oração verdadeira e a uma comunhão com Deus. Muitas vezes não saímos da forma primária de oração e só sabemos repetir as palavras, e assim, não expressamos a Deus aquilo que sentimos.
Não podemos rezar o Pai-Nosso e dizer -“perdoai as nossas ofensas”- se não nos comprometermos em perdoar o irmão; ou não viver a misericórdia; e ainda não dizer “Senhor não me deixeis cair em tentação”, e quando a tentação vem nos entregamos a ela.
Oração é comprometimento, comunhão e relação com Deus. Oramos e entramos em comunhão com Deus, porque estamos nos relacionando com Ele. É falar com Deus como falamos como nossos irmãos e amigos, mas naquela sintonia de alma e de coração, e não como se o Senhor estivesse distante e nós aqui embaixo.
Meu Deus é tão próximo de mim, o nosso Deus é tão próximo de nós, e está muito perto de mim e de você. O que nós precisamos é fazer comunhão com Ele, permitir que a nossa a oração seja respaldo daquilo que é a nossa vida.
Tenho fraquezas e pecados; confesso e reconheço; mas quero louvar e louvo a Deus. Faço das orações a expressão da minha vida.
Deus abençoe você!

Liturgia da Palavra de hoje (20) Liturgia da Palavra de hoje (20) Reviewed by Ricardo Adriano on fevereiro 20, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste