Prefeitura Municipal, Ufersa e Ascar formam comissão de estudos de inclusão de Libras nas escolas da rede municipal de Caraúbas (RN)

Encontro cria comissão de estudos 
Na manhã desta segunda-feira (05), aconteceu uma importante reunião entre Prefeitura Municipal, Ascar e Ufersa para discutir sobre o ensino de Libras nas escolas municipais.

A reunião que foi solicitada pelo professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa e também membro da Associação de Surdos de Caraúbas - Ascar, prof. João Batista, e que prontamente o Secretário de Educação Francisco Antônio atendeu o pedido para sua realização.

Na pauta assuntos relacionados a inclusão de Libras nas escolas de forma gradativa, já que o município tem Lei sancionada de Nº 1.173/2016, que torna a Libras como disciplina obrigatória no currículo escolar das escolas municipais de Caraúbas.

De início a Intérprete da Ufersa Tânia Santos, ressaltou da importância que tem a introdução de Libras nas escolas, pois a demanda existe e é necessário reformular os estudos e as práticas educacionais para que Libras seja de alguma forma trabalhada em sala de aula.

O secretário de Educação Francisco Antônio, disse que desde o ano passado que a equipe pedagógica vem estudando maneiras de inserir libras nas escolas, sejam aulas para alunos surdos e ouvintes, formações e capacitações para professores, e somente este ano algumas ações serão colocadas em prática.

“Vamos sim, trabalhar Libras nas escolas! pois também é uma recomendação do nosso prefeito Juninho Alves, que a gestão possa atender todas as demandas, e a inclusão seja ela qual for sua categoria é ‘Prioridade’ neste governo”, disse o secretário.

Uma das tomadas de decisão durante a reunião, foi a criação de um Comissão de Estudos de Inclusão de Libras no Município de Caraúbas; comissão esta que se reunirá para organizar as demandas de oficinas e aulas que serão ministradas nas escolas municipais.

A subsecretária pedagógica Raumízia Vieira, tomou nota de algumas reivindicações, e se prontificou em estudar junto a comissão formada de como serão colocadas em práticas já no início do ano letivo.

Em uma das intervenções a intérprete Tânia, disse que era necessário trabalhar o básico de Libras desde o motorista, porteiro, merendeira, secretária e dentre outros, pois todos terão contato com crianças surdas.

Durante a reunião a presidente do Sindicato Wésia Nogueira que também é representante do Conselho do Fundeb, fez algumas intervenções pertinentes que serão fundamentais a introdução de Libras, no tocante aos recursos que irão nortear as demandas. Também a representante do Conselho Municipal de Educação Francisca Luzia, também se dispôs a ajudar no que for preciso.

Esteve presente no momento além do Secretário de Educação, Francisco Antônio; subsecretária pedagógica, Raumízia Vieira; coordenadora do Ensino Fundamental II, Rosângela Sinésio; coordenadora do Fundamental I, Neuma Barreto; coordenadora da Educação de Jovens e Adultos - EJA, Milka Lopes; coordenadora do Ensino Infantil, Ana Geucenni Amorim. Da Ufersa representando o professor João Batista e Niáscara Walesca, os intérpretes, Tânia santos e Ebson Gomes. Da Ascar estavam o presidente Acaci Viana, o vice Ermeson Deley e Carlos Praxedes. E representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas – Sindspumc, a presidente Wésia Nogueira de Sena; Aparecida Costa e Francisca Luzia (Conselho Municipal de Educação).

Ao final ficou marcado a posse da nova Comissão de Estudos de Inclusão de Libras no Municipio de Caraúbas na próxima quarta-feira (07), no Auditório da PrefeituraPalácio Antonino Benevides
Prefeitura Municipal, Ufersa e Ascar formam comissão de estudos de inclusão de Libras nas escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) Prefeitura Municipal, Ufersa e Ascar formam comissão de estudos de inclusão de Libras nas escolas da rede municipal de Caraúbas (RN) Reviewed by Ricardo Adriano on fevereiro 05, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste