Adbox
Tecnologia do Blogger.

10 curiosidades sobre mosca

1. Elas têm 30 dias de vida, período em que passam do ovo à forma adulta.
2. As moscas são ativas durante o dia e dormem durante a noite. Elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição, presente em fezes e lixo. Sem dentes para mastigar, lançam saliva sobre o alimento, cuja consistência se torna pastosa.
3. Esses insetos acabam espalhando sujeira, podendo contaminar alimentos e propagar doenças como diarreia, cólera e febre tifoide.
4. Por terem duas asas, pertencem à ordem Díptera, assim como os mosquitos. Elas têm visão em 360 graus e as asas mais rápidas entre os insetos.
5. Há cerca de 150 mil espécies de moscas. As mais comuns são a mutuca, a mosca-varejeira, a mosca-das-frutas e a mosca doméstica.
6. Algumas moscas são usadas pelo homem como controle de pragas. Outras, como a mosca-das-frutas (Drosophila), em experimentos genéticos.
7. Em janeiro de 2012, uma nova espécie de mosca foi batizada de Scaptia Plinthina Beyoncea. O nome é uma homenagem à cantora Beyoncé - como ela, o inseto tem um traseiro avantajado. Além disso, foi encontrada em 1981, mesmo ano em que a cantora nasceu, e possui pelos dourados no abdômen, que remetem à roupa usada por Beyoncé no clipe de "Bootylicious".
8. As moscas não têm boca. Em vez disso, têm um tubo digestório por meio do qual vomitam uma gota de fluido estomacal no alimento que almejam consumir. O mesmo fluido é então sugado de volta por esse tubo, junto a nutrientes provenientes do alimento com que esteve em contato.
9. Durante o voo, as moscas atingem, no máximo, 8 km/h, apesar de suas asas baterem 20 mil vezes por minuto.
10. Cada um dos dois olhos das moscas tem quatro mil lentes. Isso faz com que elas tenham um amplo ângulo de visão, com acesso visual instantâneo a todas as direções.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Adriano

Sou pedagogo de formação, amo música, livros, poesias, trabalho com jardinagem e tudo um pouco, já fiz "um pouco". Sou amante da vida, da informação, das notícias que são levadas a você leitor (a). Estamos aqui para interagir. Obrigado por acessar este espaço.