Equipe da Saúde desenvolve campanha de combate e prevenção a tracoma nas escolas municipais



Com o objetivo de esclarecer sobre os sinais, sintomas e prevenção relacionados ao tracoma, a Prefeitura de Caraúbas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) Mossoró, desenvolveu durante toda esta semana, uma campanha de prevenção e combate ao tracoma, nas escolas da rede municipal. Tendo como público-alvo estudantes de 5 a 14 anos de idade das escolas municipais Josué de Oliveira, Leônia Gurgel e Jonas Gurgel, todas localizadas na zona urbana.

De acordo com a enfermeira Erivânia Torres Vieira, a campanha se insere em uma ação ampla, de âmbito nacional, direcionada não só ao tracoma, mas também a hanseníase e verminoses. 

“Nas escolas trabalhadas aqui em Caraúbas, o foco foi a prevenção ao tracoma, com a realização de exames e encaminhamento a especialistas, de alguns alunos com sintomas da doença, para que seja tomadas as providências cabíveis ao tratamento”, explicou a enfermeira.
 
Para a secretária da Saúde de Caraúbas, Williana Samara, o tracoma é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, também conhecida por “ceratoconjuntivite”, e é causada por uma bactéria transmitida por moscas, que se alastra, principalmente durante o período das chuvas.

“Esta doença compromete a córnea e a conjuntiva podendo levar à perda total da visão (cegueira) nos casos mais graves, consequências que a caracterizam como uma doença oftalmológica infecciosa. Por isso da importância de se prevenir para não contrair a patologia”, concluiu a secretária.

No Rio Grande do Norte, as atividades de combate e prevenção, são coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que vem monitorando e dando o suporte técnico a todos os municípios do estado que aderiram à campanha, iniciada em março e com término em junho.

Também estão sendo realizadas nas escolas com a equipe do PSE medidas antropométricas, atualização do cartão de vacinas, aplicação de flúor com palestras sobre escovação e higiene pessoal.

Equipe da Saúde desenvolve campanha de combate e prevenção a tracoma nas escolas municipais Equipe da Saúde desenvolve campanha de combate e prevenção a tracoma nas escolas municipais Reviewed by Paulo Roberto on abril 13, 2018 Rating: 5

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste