Aposentados que precisam de cuidador terão aumento

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira que aposentados que necessitam de assistência de terceiros, como cuidadores e enfermeiros, por exemplo, têm direito a receber um adicional de 25 por cento em seus benefícios, ainda que a soma total da aposentadoria ultrapasse os limites previstos em lei.
Em dezembro, o tribunal havia suspendido a tramitação das ações sobre o mesmo tema em tramitação no país, uma vez que a 1ª Seção decidiria o tema. O colegiado reúne os dez ministros especializados em Direito Público e julga processos em que há divergência entre as duas Turmas especializadas no tema.A decisão foi tomada por 5 votos a 4 pela 1ª Seção do tribunal e vale para todas as modalidades de aposentadoria, quando houver comprovação de que há necessidade de assistência, informou o STJ. A decisão tende a ser seguida por instâncias inferiores em pedidos semelhantes.
O tribunal informou não saber do impacto orçamentário da decisão. O Ministério da Fazenda não comentou o veredito, mas disse por intermédio de sua assessoria de imprensa que está analisando o caso e eventuais recursos.
A decisão foi tomada a partir do voto da ministra Maria Helena Costa, que ampliou o entendimento sobre a necessidade de apoio governamental aos aposentados que precisam de assistência. O processo visava o pagamento de adicional apenas para os aposentados por invalidez, mas a decisão abrange todas as categorias de aposentadoria.
Aposentados que precisam de cuidador terão aumento Aposentados que precisam de cuidador terão aumento Reviewed by Ricardo Adriano on agosto 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste