Lula e Bolsonaro são os únicos a se sair bem em todas as regiões do país


As pesquisas de intenção de voto mais recentes serviram de base para o levantamento. Foi elencado o desempenho dos 5 candidatos ao Planalto mais competitivos das eleições de 2018 nas 27 unidades da Federação.
Os dados foram compilados no agregador de pesquisas do Poder 360 que, em parceria com a Google News Initiative, mantém o maior banco de dados com resultados de pesquisas de intenção de voto do Brasil. Acesse aqui.
O acervo reúne todos os levantamentos com metodologia conhecida e nos quais foi possível verificar a origem das informações. O gráfico principal agrega todos os resultados e traça uma linha para cada candidato de acordo com seu desempenho em diferentes cenários, entre eles, as pesquisas mostradas neste levantamento.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em 21 Estados. Ele só perde para o deputado Jair Bolsonaro (PSL) no Acre, Distrito Federal, Roraima e Santa Catarina.
Na outra ponta está Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano tem o pior desempenho em 24 Estados entre os principais candidatos da disputa. Só não está na lanterna em Santa Catarina, Sergipe e no seu Estado natal, São Paulo.
Apenas Lula e Bolsonaro têm grande apelo em todo o Brasil. Alckmin, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) lutam para romper a barreira dos 10%.
Marina supera os 2 dígitos no Acre, Amapá, Distrito Federal e Pará.  Ciro e Alckmin só alcançam o feito em seus Estados de origem, Ceará e São Paulo, respectivamente.
A tabela a seguir mostra o desempenho dos candidatos em cada 1 dos 26 Estados e no Distrito Federal. Estão marcados em azul os percentuais de quem vence em cada localidade. Em vermelho, a taxa de intenção de voto do mais mal avaliado.

Qual o candidato do PT?

Um dos pontos de incerteza no pleito de outubro é a possibilidade de o ex-presidente Lula ser impedido de concorrer. Ele está preso em Curitiba desde abril após ter sido condenado em 2ª Instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato.
O partido trabalha para que seu plano B seja o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.
Caso o cenário provável se concretize, não é possível afirmar o tamanho da capacidade de transferência de votos de Lula para Haddad.
Há outros candidatos bem posicionados no pleito que também disputarão o espólio deixado pelo líder sindical. Ciro Gomes e Marina Silva são os que mais se dispõem a isso. Mas não se sabe quantos possíveis eleitores de Lula estariam disposto a votar em Bolsonaro, por exemplo.
Paloma Rodrigues - MSN Política
Lula e Bolsonaro são os únicos a se sair bem em todas as regiões do país Lula e Bolsonaro são os únicos a se sair bem em todas as regiões do país Reviewed by Ricardo Adriano on agosto 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste