Liturgia da Palavra de hoje (29)

Primeira Leitura (Dn 7,9-10.13-14)
Leitura da Profecia de Daniel.
9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório (Sl 137)
— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
— Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!”

Evangelho (Jo 1,47-51)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
Miguel é o príncipe da milícia celeste, é o primeiro dos anjos de Deus, é o anjo das batalhas e das vitórias divinas. Se o anjo maligno representa a derrota do mal, a vitória sobre o mal vem pela luz. Miguel é o anjo da luz e da vitória de Deus, é aquele que combate as trevas do inferno presente na vida humana.
Algumas vezes, escuto as pessoas falarem: “Padre, eu não sei mais o que faço da minha vida. A minha vida está um inferno. A minha vida está nas trevas. A minha vida é uma derrota”. Eu não conheço derrota nem trevas em Deus. Eu não conheço inferno em Deus. A derrota, o inferno e as trevas existem para quem está longe de Deus.
Passamos por momentos de escuridão e, muitas vezes, por momentos de derrota. É verdade que, em muitas ocasiões, nos encontramos em situações escuras e obscuras da vida, por isso precisamos ficar mais pertos de Deus. Ainda que não O vejamos, Ele nos vê; ainda que não experimentemos a vitória, Ele já venceu; ainda que só encontremos, à nossa frente, a escuridão e as trevas, Ele é a luz. Então, se estamos em Deus, podemos passar pelas trevas, pela escuridão e pelas derrotas, porque n’Ele chegamos do outro lado, encontramos a luz que não se apaga, a vitória que não extingue; n’Ele encontramos a vida que jamais conhece a morte.
São Miguel Arcanjo é o nosso companheiro, é o anjo que nos guia nas batalhas terríveis que temos nesta vida. Com São Miguel Arcanjo, estamos sempre no Céu, enfrentamos os vales tenebrosos da sombra da morte, pois ele nos conduz sempre para junto de Deus.
Tenhamos sempre a certeza da vitória, pois ainda que a nossa vida experimente muitos fracassos, o companheiro Miguel Arcanjo é a vitória de Deus em nossa vida!
Que possamos viver uma devoção sadia aos nossos Anjos e Arcanjos companheiros, sejam eles: Miguel, Gabriel ou Rafael, os Arcanjos nos dão a certeza da vitória em Deus, da comunicação com Ele e da saúde em Deus. Os Arcanjos nos dão a certeza de que Deus está sempre conosco e que caminha ao nosso lado.
Deus abençoe você!
Liturgia da Palavra de hoje (29) Liturgia da Palavra de hoje (29) Reviewed by Ricardo Adriano on setembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste