Adbox
Tecnologia do Blogger.

Defesa Civil Estadual capacita agentes municipais em ações de prevenção de desastres naturais

Encontro com agentes e coordenadores de Defesa Civil de municípios potiguares
O Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, realiza nesta semana Curso Teórico e Prático de Prevenção de Riscos, Respostas a desastres e Reconstrução de áreas afetadas, para agentes das coordenadorias municipais. O treinamento conta com a participação de técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração, e teve início nesta segunda-feira, dia 22, na Escola de Governo, em Natal.
A capacitação tem duração de cinco dias e aborda: legislação vigente; diagnóstico dos danos; elaboração e implementação de projetos, elaboração dos planos de contingência dos municípios e solicitações de recursos para ações em todas as fases de desastres naturais. Com carga horária de 40h, os 57 participantes de 29 municípios, contarão ainda com aula de campo para realização de visita técnica e elaboração de projeto prático.
Para o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Elizeu Dantas, a preparação é fundamental para que os municípios possam agir também na prevenção. “Precisamos ter os agentes municipais capacitados para que as ações de prevenção sejam realizadas, e as ações de resposta, assistência e reconstrução aconteçam de forma muito mais ágil em todo o Estado”, destacou.
Segundo um dos instrutores do curso, o Coordenador Geral do Departamento de Prevenção e Preparação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Carlos Ribeiro Correia Neto, o diferencial do treinamento está na parte prática. “O módulo que está sendo aplicado aqui é baseado na prática de projetos construídos pelos próprios alunos a partir da visitação de áreas de risco. Dessa maneira o aluno terá a oportunidade de interagir, ter o projeto corrigido e concluirá a capacitação preparado para circunstâncias reais”, explicou.
Para o agente municipal da Defesa Civil de Lajes do Cabugi, Pedro Joventino Alves, a capacitação é fundamental para a integração dos entes municipais com o Estado e também para torná-los aptos em desenvolver projetos, e como agir e sair de situações de crise.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Adriano

Sou pedagogo de formação, amo música, livros, poesias, trabalho com jardinagem e tudo um pouco, já fiz "um pouco". Sou amante da vida, da informação, das notícias que são levadas a você leitor (a). Estamos aqui para interagir. Obrigado por acessar este espaço.

0 comentários: