Adbox
Tecnologia do Blogger.

Liturgia da Palavra de hoje (18)

Primeira leitura (II Timóteo 4: 10-17)
10 porque Demas me deixou por amor a este mundo e foi para Tessalônica; Crescente, para Galacia; Tito, para a Dalmácia. 11 O único comigo é o Lucas. Leve Marcos e traga-o com você, porque é muito útil para o ministério. 12 Eu enviei Tíquico para Éfeso. 13 Quando você vier, traga-me o casaco que deixei em Tróada, na casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos. 14Alejandro, o ferreiro, me causou muito dano. O Senhor lhe pagará de acordo com suas obras. 15 Guardai também dele, porque teimosamente se opôs à nossa pregação. 16 Na minha primeira defesa, ninguém me ajudou, ao contrário, todos me abandonaram. Que eles não são levados em conta.17 Mas o Senhor me ajudou e me deu força para que, através de mim, a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144, 10-11, 12-13ab.17-18)
- Que os seus fiéis, Senhor, proclamem a glória do seu reinado
- Que os seus fiéis, Senhor, proclamem a glória do seu reinado
- Que todas as suas criaturas lhe dêem graças, Senhor, que o seu fiel o abençoe; que proclamam a glória do teu reino, que falam das tuas obras.
- Explicando seus atos aos homens, a glória e a majestade de seu reinado. Seu reinado é um reinado perpétuo, seu governo vai de idade para idade.
- O Senhor é justo em todos os seus caminhos, ele é gentil em todas as suas ações; O Senhor está perto daqueles que o invocam, daqueles que sinceramente o invocam.

Evangelho (Lucas 10: 1-9)
- O Senhor esteja com você.
- E com o seu espírito.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas. 
- Glória a você, Senhor.
1 Depois disso, o Senhor designou outros 72 e os enviou dois a dois antes dele, para todas as cidades e lugares para onde ele deveria ir. 2 E ele lhes disse: A colheita é grande, e os trabalhadores são poucos. Ore, portanto, o senhor da colheita para enviar trabalhadores para sua colheita. 3 Id; Veja que eu te envio como cordeiros no meio dos lobos. 4 Não leve uma bolsa, alforje ou sandálias. E não cumprimente ninguém na estrada. 5 Na casa em que você entra, primeiro diga: "Paz para esta casa". 6 E se houver ali um filho da paz, a vossa paz repousará sobre ele; Se não, voltará para você. 
7Fique na mesma casa, comendo e bebendo o que você tem, porque o trabalhador merece seu salário. Não vá de casa em casa. 8Na cidade em que entras e recebes, come o que te é dado; 9 Curam os enfermos e digam-lhes: O reino de Deus está perto de ti.

Palavra de Salvação.
- Glória a você, Senhor.

Homilia
Hoje, temos a graça de celebrar o evangelista São Lucas. Que bênção e que ternura ele significa para a nossa vida!
São Lucas, homem de Deus, foi um médico movido pela graça de Deus. Dedicou a sua profissão não só para cuidar do corpo das pessoas e das suas necessidades corporais; ele dedicou a sua união com Deus para cuidar do espírito e da alma, de onde provém a verdadeira saúde para todos nós.
O evangelista São Lucas nos deixou o Evangelho, onde tem o selo do Espírito. Ele foi movido pelo Espírito Santo e, na intimidade com o Paráclito, ele nos escreveu não só o Evangelho de Lucas, o qual conhecemos, mas toda a sua obra que se estende pelos Atos dos Apóstolos ou os Atos do Espírito Santo.
Um homem e uma mulher que tenham o Espírito, levam a vida no Espírito naquilo que fazem, escrevem, falam e realizam. Por isso, o Evangelho está nos dizendo justamente isso no dia de hoje.
Somos enviados como ovelhas para o meio dos lobos e precisamos da medicina divina, do cuidado divino, do espírito divino em nós, naquilo que fazemos e no que realizamos. Para que, realmente, levemos a graça de Deus naquilo que praticamos.
São Lucas nos ensina, no dia de hoje, que precisamos ir para o meio do povo e não precisamos temer aqueles que creem e os que não creem, não temer os que pensam diferente de nós.
Levemos o bom odor de Cristo; levemos o Cristo em nós; levemos o Cristo que irradia de nós, levemos o Espírito da paz que transforma, reconcilia, faz nova todas as coisas e transforma os corações.
Que o Espírito de Deus esteja nos impulsionando a sermos bons evangelizadores; que esteja nos impulsionando a cuidarmos dos corações; e que comecemos pelo nosso, pois é onde o Espírito renova e faz nova todas as coisas. Que, também, levemos o bom odor de Cristo para o coração dos homens.
Deus abençoe você!
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Adriano

Sou pedagogo de formação, amo música, livros, poesias, trabalho com jardinagem e tudo um pouco, já fiz "um pouco". Sou amante da vida, da informação, das notícias que são levadas a você leitor (a). Estamos aqui para interagir. Obrigado por acessar este espaço.

0 comentários: