Liturgia da Palavra de hoje (5)

Primeira Leitura (Jó 38,1.12-21;40,3-5)
Leitura do Livro de Jó.
1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 12“Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, 13para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores?
14A terra torna a argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, 15mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço rebelde.
16Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? 17Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? 18Examinaste a extensão da Terra?
Conta-me, se sabes tudo isso! 19Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? 20Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? 21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!” 40,3Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 4“Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 138)
— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.
— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!

Evangelho (Lc 10,13-16)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
Os discípulos de Jesus são o discípulo da Palavra, aquele que ouve a Palavra de Deus, a ruminam em seu coração e em sua mente, deixa-se transformar por ela e a anuncia aos corações.
Vivemos em um mundo doente, carente, deprimido e marcado pelo mal. A Palavra de Deus tem o poder de arrancar o mal do mundo pela força do bem, o bem que é próprio de Deus. A Palavra de Deus tem o poder de curar corações, renovar vidas.
Às vezes estamos à procura de luz para resolver situações da vida. É importante a ajuda dada pelas ciências humanas, é importante a psicologia, a psiquiatria, a medicina, as outras ciências auxiliares, todas têm sua função e importância para o cuidado do ser humano e o progresso da vida humana. Eu oro por medicina, por médicos, por profissionais de saúde, mas nada substitui a força da Palavra de Deus.
Cada um tem sua função, mas a função concreta e plena de cura do ser humano só é realizada pela Palavra de Deus. Nunca despreze o valor das ciências humanas, mas nós colocar tudo no lugar, ampliar as ciências divinas, o Evangelho da Boa Nova de que Deus não quer saudável somente para esta vida nós, Ele quer nos saudáveis ​​por toda a eternidade, nós Ele quer que a gente esteja com ele.
O evangelho deve ser pregado e anunciou, corações precisa ser liberado, a opressão precisa deixar o coração humano ea Palavra de Deus tem o poder de iniciar a opressão que oprime corações e todo o peso do mundo em que vivemos.
O discípulo de Jesus, tocado e transformado pela Palavra, anuncia o Reino de Deus, proclama a Boa Nova do Reino de Deus. Proclame o seu caminho, mas faça a Palavra de Deus alcançar os corações.
Estou impressionado ao ver como as pessoas persistentemente enviam falsas notícias, discussões políticas, mensagens que não levam a nada ou piadas. Há coisas que são pequenas distrações que até servem para tornar a vida mais leve, mas eu gostaria de ver com força aqueles que são transformados pelo Evangelho, para ver que eles trazem com a mesma ousadia e coragem o Evangelho aos corações.
Eu recebo a mensagem de um irmão com um versículo da Bíblia todos os dias, ele envia a citação bíblica que ele meditou, é uma semente que faz a diferença na minha vida. Você anuncia o Evangelho? Você proclama o Evangelho? Você faz os outros conhecerem o Evangelho? Testemunhos o que Deus fez em sua vida e em seu coração?
O Evangelho não é apenas para ser meditado, ele precisa ser anunciado mais e mais, proclamado e levado aos corações.
Deus te abençoe!
Liturgia da Palavra de hoje (5) Liturgia da Palavra de hoje (5) Reviewed by Ricardo Adriano on outubro 05, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste