Adbox
Tecnologia do Blogger.

Liturgia da Palavra de hoje (14)

Primeira Leitura (Dt 30,10-14)
Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo: 10Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.
11Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance. 12Não está no céu, para que possas dizer: ‘Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’
13Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’
14Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18B)
— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.
— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.
— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.
— Os preceitos do Senhor são precisos,/ alegria ao coração./ O mandamento do Senhor é brilhante,/ para os olhos é uma luz.
— É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.
— Mais desejáveis do que o ouro são eles,/ do que o ouro refinado./ Suas palavras são mais doces que o mel,/ que o mel que sai dos favos.

Segunda Leitura (Cl 1,15-20)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
15Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois, por causa dele, foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência.
18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 10,25-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”
26Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!”
28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”.
29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora, deixando-o quase morto.
31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
33Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”.
E Jesus perguntou:  36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
Um discípulo de Jesus não pode ser uma pessoa ingênua, isto é, viver com ingenuidade. Precisamos ser simples como pombos, não podemos e não precisamos complicar a vida. Algumas pessoas têm o dom de tudo para complicar: um problema que se transforma em vários problemas; Uma coisa pequena é ótima; uma situação que pode ser resolvida com paciência e dedicação, a pessoa já está desesperada, criar um pânico, medo, fazer um ótimo show.
Sabemos que monstros não existem, mas criamos muitos deles, porque transformamos "insetos" em monstruosidades reais para nossa vida, nos assustamos com pequenas coisas. Não são as coisas lá fora que são complicadas, é dentro de nós que as coisas ficam complicadas. Portanto, o Reino de Deus quer e precisa nos tornar pessoas simples. Não é a simplicidade do simplório, da pessoa que não cuida de si, é a simplicidade de ver o mundo com humildade, com os pés no chão, com a simplicidade necessária.

É a simplicidade de ver o mundo com humildade, com os pés no chão, com a simplicidade necessária

Ao mesmo tempo, precisamos ser prudentes. Nós não podemos deixar a ingenuidade levar em conta o nosso coração. Precisamos estar vivos, ligados à astúcia daquele que sabe usar a prudência, daquele que está atento às coisas que estão ocorrendo, que não se deixa levar por nenhuma conversa ou situação; ele não se permite envolver em coisas complicadas; daquele que examina, coloca prudência, temperança naquilo que faz. Porque, simplesmente diz: "É Deus quem faz. Deus que fala "
A pessoa precisa saber como se determinar na vida. O Reino de Deus cria tempera em nós para saber lidar com várias situações e complicar a vida.
Peçamos hoje esta graça ao Senhor, em meio aos "lobos" com quem vivemos, em um mundo em que vivemos, precisamos ser simples, prudentes, determinados e atentos, mas nunca ingênuos diante das situações da vida.
Deus te abençoe!
Share on Google Plus

Sobre Blog Sociedade Ativa

Sou pedagogo de formação, amo música, livros, poesias, trabalho com jardinagem e tudo um pouco, já fiz "um pouco". Sou amante da vida, da informação, das notícias que são levadas a você leitor (a). Estamos aqui para interagir. Obrigado por acessar este espaço.

0 comentários: