Adbox
Tecnologia do Blogger.

Liturgia da Palavra de hoje (23)

Primeira Leitura (2Cor 10,17–11,2)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 148)
— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho (Mt 13,44-46)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia
Por que o homem compra aquele campo? Porque naquele campo tem um tesouro escondido que não está à mostra e não é encontrado de qualquer forma. É porque esse tesouro é o mais precioso e o mais valoroso. É o tesouro que dá valor para a nossa vida e sentido à nossa existência. É o tesouro essencial e fundamental do qual não podemos abrir mão de forma nenhuma.
A jovem que celebramos, hoje, Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, tão jovem entregou toda a sua vida para Deus. Uma menina penitente, que amava a Deus sobre todas as coisas; os sentimentos do seu coração e da sua alma, sobre todas as coisas, estavam voltados para o Senhor Nosso Deus.
Santa Rosa de Lima encontrou esse tesouro precioso que brilhou na sua alma e no seu coração, pelas virtudes evangélicas que ela viveu em cada dia da sua vida.
Passamos a vida inteira em busca de coisas, valores, pessoas e situações para nos preencherem. Somos pessoas inquietas e insatisfeitas com tudo aquilo que realizamos. É muito raro encontrarmos a satisfação, a realização da nossa vida, até porque, algo que nos realiza agora, depois nos cansa; algo que nos faz bem no momento, depois se torna enfadonho. Aquilo que achávamos que seria o sentido da nossa vida provocam vazio em nossa alma e coração.

É o tesouro essencial e fundamental do qual não podemos abrir mão de forma nenhum

Muitas vezes, pulamos de um abismo para outro em busca da razão e do sentido do nosso viver. Encontre em Deus sua razão de viver e o sentido da sua vida. Não busque no Reino de Deus outras coisas que não seja Deus, porque, muitas pessoas, estão na Igreja, mas ainda estão perdidas, vazias… Até se entusiasmaram com aquele primeiro encontro que fizeram com o Senhor, mas depois a vida tornou-se sem gosto e sem graça.
Paramos em coisas acidentais, paramos no defeito das pessoas, paramos nas decepções que temos com as pessoas e nas comparações humanas, quando, na verdade, o tesouro é Jesus. Muitas vezes, encontramos o tesouro, mas o perdemos por causa das vaidades, excessos, preocupações e situações não resolvidas.
Quem resolve, quem ilumina as situações todas da nossa alma chama-se Jesus. Encontremos Jesus em nossa vida, deixemos ser encontrados por Deus, para que a Sua luz ilumine toda a nossa vida e tudo aquilo que realizarmos.
Que Deus seja o grande tesouro da nossa vida!
Deus abençoe você!
Share on Google Plus

Sobre Blog Sociedade Ativa

Sou pedagogo de formação, amo música, livros, poesias, trabalho com jardinagem e tudo um pouco, já fiz "um pouco". Sou amante da vida, da informação, das notícias que são levadas a você leitor (a). Estamos aqui para interagir. Obrigado por acessar este espaço.

0 comentários: